terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Oficina Carlos Gomes está com inscrições abertas; atividades são gratuitas

A Oficina Cultural Carlos Gomes unidade do projeto Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, administrado pela POIESIS – Organização Social de Cultura está com inscrições abertas para as atividades da programação de férias de 2013.

As atividades são workshops nas áreas de artes visuais, fotografia e workshop de treinamento do cotidiano do ator na metodologia de trabalho do Lume. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Palacete Levy de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

As atividades contam com a parceria da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura e apoio cultural, Semeando Produtos Naturais. 

Confira a programação:

ARTES VISUAIS

WORKSHOP: O CONCEITO ARTÍSTICO DE INSTALAÇÃO
Coordenação: Laura Vinci
16/2 – sábado – 13h às 18h
Público: artistas, estudantes de arte e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7/1 a 7/2
Seleção: carta de interesse
15 vagas

O workshop tem por objetivo propiciar a compreensão do conceito artístico de instalação e o espaço contemporâneo dentro das artes visuais, ampliando o repertório de ações que envolvem esta linguagem.

Laura Vinci é graduada em Educação Artística pela FAAP e mestre em Artes Plásticas pela ECA-USP. Fez residência na Escola de Belas Artes da Universidade RMIT, em Melbourne, Austrália. Entre individuais e coletivas, expôs em importantes espaços culturais do Brasil e de países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Venezuela e Argentina. Para o Teatro Oficina, criou a cenografia do espetáculo “Cacilda!”.

FOTOGRAFIA

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
Coordenação: José Bassit
1 e 2/3 – sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: fotógrafos; estudantes e artistas e interessados em fotografia com conhecimentos básicos, a partir de 16 anos
Inscrições: 7/1 a 21/2
Seleção: carta de interesse e três imagens
15 vagas

Este workshop tem o objetivo de aproximar o participante da linguagem e das técnicas do registro da realidade sob a visão objetiva – e subjetiva – do fotógrafo, apontando possibilidades para o desenvolvimento de projetos próprios em fotografia documental.

O fotojornalista José Bassit teve seus trabalhos publicados nos principais jornais e revistas da imprensa brasileira: “Jornal da Tarde”, “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S.Paulo”, “Época” e “Veja”. Participou de diversas exposições no Brasil e Exterior. Atualmente desenvolve o projeto “Por Onde Anda a Fé”, que visa registrar festas e manifestações religiosas no Brasil e no Exterior.

WORKSHOP: TREINAMENTO COTIDIANO DO ATOR NA METODOLOGIA DE TRABALHO DO LUME
Coordenação: Renato Ferracini
8 e 9/3 – sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 18h
Público: atores, diretores, alunos de interpretação e direção, a partir de 17 anos
Inscrições: 7/1 a 28/2
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop oferece uma visão geral do treinamento cotidiano sistematizado por atores do Lume, visando o trabalho de reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Ligado à Unicamp, o Lume é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício do ator.

Renato Ferracini é ator-pesquisador e atualmente coordena o Lume Teatro, em Campinas. Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp, é mestre e doutor pelo Departamento de Multimeios da mesma instituição, onde também realiza pós-doutorado. Em breve lançará seu quarto livro, “Ensaios de Atuação”. Participou como ator em diversas montagens do Lume, entre elas “Shi-Zen, 7 Cuias”, espetáculo indicado a três prêmios Shell. Desde 1990 vem realizando intercâmbios de trabalho e pesquisa com vários profissionais no Brasil e em vinte outros países.

Espetáculo
Um dos destaques da programação de férias é o espetáculo “Bichos do Brasil” com a Pia Fraus, onde bonecos infláveis gigantes, música e coreografia, recriam o ambiente da mata e mostram a riqueza da fauna brasileira sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

A apresentação será no dia 22 de fevereiro, às 20h, no Teatro Vitória, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro a partir do dia 1º de fevereiro.

A Oficina Carlos Gomes está de volta a sua sede, no Palacete Levy, (Largo da Boa Morte, nº 11, centro).

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Oficina, (19) 3451 8692 ou no site www.oficinasculturais.org.br.

Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502


Nenhum comentário:

Postar um comentário