sexta-feira, 20 de julho de 2012

Decadie realiza Semana Cultural da Mulher Negra & Afrodescendente


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, através do Departamento de Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica (Decadie), realiza a Semana Cultural da Mulher Negra & Afrodescendente, de 23 a 28 de julho.
Em coletiva, realizada nesta sexta-feira, 20 de julho, a diretora do Decadie, Cleusa Santos, explica que a Semana Cultural trata-se de um momento especial. “Teremos palestras, workshop de samba-rock, aula de canto e aula de teatro, entre outras atividades”.

 Coletiva de Imprensa 

Na ocasião, estiveram presentes a diretora do Departamento de Projetos Culturais, Janaína Luz, representado o secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva; os representantes das Pastorais Afro da Igreja Santa Luzia e da Nossa Senhora de Lourdes, e as mulheres do Projeto “Canto de Mulher”.

De acordo com Janaína, a semana será de reflexão sobre o papel da mulher negra na sociedade. “Vamos abordar as dificuldades enfrentadas pela mulher de maneira geral”, explica.

Confira a programação
No dia 23 (segunda-feira), a abertura oficial da Semana Cultural fica a cargo de Donizete Santos, o “Bomba”, com aula de canto afro, a partir das 19h. Na quarta-feira, 25, também às 19h, tem workshop de Samba-Rock com Milena Manoel. Quinta-feira, 26, das 10h às 14h, tem oficina de teatro com o professor Allan Araújo e dança afro com Cleusa Santos.
Para o encerramento, no sábado, 28, a partir das 14h, haverá uma mesa redonda com o tema: “Mulher Negra e Afrodescendente na família”, com diversos profissionais, além da apresentação do projeto “Canto de Mulher”.

Os convidados para a mesa redonda são: a psicóloga Dr. Melissa Sthefany Brandino, que trará a questão da mulher e a família; o advogado Dr. José Benedito de Barros, que abordará a lei que torna obrigatório o ensino de Cultura Afro nas escolas; e o depoimento de Regina Célia Caetano, uma empresária negra, que abordará pontos relevantes da étnica racial no empreendedorismo. O evento conta com o apoio da Pastoral Santa Luzia, Pastoral Afro Nossa Senhora de Lourdes e do Projeto “Canto de Mulher”.

"Apresentação do Canto de Mulher"

Todo o evento é gratuito e aberto à população. A Semana Cultural acontece na sede da Secretaria da Cultura, localizada na rua Senador Vergueiro, 122, Centro (antigo prédio da Faculdade Einstein).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451-0502 ou no www.culturalimeira.blogspot.com.

* Nota: Fotos. Crédito: Michele Pampanin.

Letícia Benetton e Luane Tenório - Estagiárias de Jornalismo
Secretarias Municipais de Comunicações e Cultura
Prefeitura de Limeira/SP
imprensa@limeira.sp.gov.br (19) 3404-9622
culturalimeira@yahoo.com.br (19) 3451-0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário