quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mazinho Quevedo é homenageado pela Câmara Municipal

Pela contribuição à cultura de Limeira, o vereador Sílvio Brito, autor da propositura, entregará a Mazinho Quevedo o título de cidadão limeirense em reconhecimento ao seu trabalho na área da música. O evento será nesta quinta-feira, 19, às 19h no Teatro Vitória.

Natural de São Paulo, Mazinho começou a tocar viola com dez anos de idade, influenciado pela música caipira autêntica onde aprendeu a gostar dos ritmos tradicionais, como a toada, cateretê, pagode caipira, moda de viola, guarânia e rasqueado. Mas foi a viola de Tião Carreiro, que fez despertar o interesse em se aperfeiçoar nesse instrumento, dessa maneira o aprendizado se deu através da observação e comparação com outros músicos e principalmente com os discos e fitas, criando assim, um estilo próprio de solar a viola.

Em 1980 mudou-se para a cidade de Araras, onde deu prosseguimento ao seu estudo e aperfeiçoamento técnico, sempre através da escuta e observação e também a compor suas próprias letras e melodias cujo tema sempre foi o cotidiano do interior do estado de São Paulo, histórias de boiadeiros, a natureza e tradições culturais.


Participou do projeto “Terra da Viola”, junto à Orquestra Sinfônica de Piracicaba, onde pela primeira vez na história, um violeiro teve a oportunidade de ser o solista de uma  orquestra sinfônica executando as mais belas músicas caipiras.
O violeiro, também já se apresentou junto com a cantora Inezita Barroso, no show “Ao som da Viola”, onde o tema foi à obra de Cornélio Pires precursor da música caipira. Tocou com a Orquestra Sinfônica Nacional -100 anos de Ari Barroso, entre outros. Atualmente, Quevedo é apresentador do quadro musical do Programa da Globo, “Caminhos da Roça”.

A entrada é franca, as senhas de acesso ao Teatro podem ser adquiridas na bilheteria uma hora antes do evento. Mais informações podem ser obtidas no telefone do Vitória, (19) 3451 6679.
Fotos do violeiro Mazinho Quevedo. Créditos: Divulgação.
Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário