segunda-feira, 30 de novembro de 2009

IV Troféu Negro em Evidência 2009

Aconteceu na última quinta-feira, dia 26 de Novembro, a entrega do IV Troféu Negro em Evidência, na Câmara Municipal de Limeira. O evento começou as 19:30h e contou com a presença de vereadores, vasto público e também das modelos do Beleza Negra, que auxiliaram na entrega do prêmio.
Foram 30 cidadãos escolhidos pelo idealizador e organizador do projeto, José Augusto, mais conhecido como "Gu Tigers". Em sua sexta edição, o projeto limeirense conta com o apoio da Secretaria da Cultura, da Secretaria de Turismo e Eventos e também da Secretaria da Educação. Gu Tigers explica que a idéia surgiu em 2003 com o objetivo de valorizar a cultura negra e levantar a auto-estima dos participantes.

Entre os premiados, estão Pe. Valdinei, da Paróquia Sta. Isabel; Dirce Pereira, diretora da Academia de Letras de Limeira, o vereador Silvio Brito e o organizador e formador da Beleza Negra, Evandro Roberto. Os critérios para escolha dos ganhadores do troféu são o destaque e o desempenho que exercem na comunidade.

"A comunidade negra de Limeira, ao ver representantes seus sendo bem-sucedidos como profissionais, sente-se mais motivada para conquistas e ganha referências" exlplicou Gu Tigers. Além de organizar o projeto, Gu Tigers também é o criador do Diário Tigers, que circula em Limeira desde 1989, e é capitão do time de futebol Tigers há 27 anos.

Confira mais fotos da premiação:


Vereador Silvio Brito sendo premiado


Evandro Roberto, organizador da Beleza Negra

Todos os premiados e Gu Tigers

Gu Tigers, idealizador do Troféu e Mestre de Cerimônia

(Créditos: www.emlimeiratem.com.br)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Orquestra Sinfônica de Limeira comemora seu 14° aniversário


A Orquestra Sinfônica de Limeira realizou ontem, 26 de Novembro, o IX Concerto da Temporada em comemoração ao 14° Aniversário da Orquestra. A apresentação ocorreu as 20h30 no Teatro Vitória, com a participação do solista limeirense Marcelo Meira.

Com quatorze anos de sucesso e boa música, a Orquestra contou com vasto público e executou peças importantes do repertório sinfônico, como "As Bodas de Fígaro" de Mozart e "O lago dos Cisnes" de Tchaykowsky , com a regência de Rodrigo Muller. Marcelo Meira, Bacharel em Clarinete pela Universidade de Houston no Texas, interpretou o Concerto para Clarineta e Orquestra de W. A. Mozart.

A Orquestra Sinfônica de Limeira iniciou suas atividades em 17 de novembro de 1995, sob a direção artística do maestro Rodrigo Müller. Com o objetivo da formação de um público de concerto, a orquestra executa um repertório eclético que vai do barroco até a música popular brasileira, e realiza durante o ano concertos oficiais no Teatro Vitória, além de concertos didáticos em bairros, escolas e outras cidades da região.

Cerca de 60 profissionais estão envolvidos diretamente, contando com solistas, maestros, músicos e toda a equipe técnica, além dos que estão envolvidos indiretamente, tornando assim a música não só um instrumento de entretenimento, socialização e inclusão, mas também uma potencial geradora de empregos.

Dando a oportunidade a músicos da cidade e da região, e contando com a presença de solistas de renome nacional e internacional, a Orquestra Sinfônica de Limeira é hoje um dos principais patrimônios culturais da cidade, tendo em vista o expressivo público que comparece em seus concertos mensais no Teatro Vitória.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dança Indiana na Oficina Cultural Carlos Gomes

Acontecerá neste sábado, 28 de Novembro, a apresentação do Exercício de Finalização da "Oficina de Dança Indiana - Estilo Bharatanatyam". O evento comecará às 20h na Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, centro de Limeira.

Após três meses de estudos desta técnica milenar, o estilo Bharatanatyam, nascido no sul da Índia há mais de dois mil anos, os participantes da Oficina de Dança Indiana, coordenada por Bárbara Malavoglia, tiveram um contato maior com o próprio corpo e puderam usar essa linguagem (ritmos, sua geometria, o uso das mãos e dos olhos), para se expressarem numa composição coreográfica que será apresentada ao público na sede da OCR Carlos Gomes.


Maiores Informações:

Oficina Cultural Regional Carlos Gomes
Largo da Boa Morte, 11 – Centro – Limeira/SP
Tel/Fax: 19 3442-9857/3495-1028
carlosgomes@assaoc.org.br
http://www.oficinasculturais.org.br/

O Futuro do Samba


A apresentação da música "O Menino e a Nega" do grupo As Nastácia, de Limeira, durante o 4.o FestiAfro, chamou a atenção. Um dos participantes do grupo de samba é Derick, de apenas quatro anos de idade. O garoto tocou pandeiro e roubou a cena da música, que acabou premiada com a menção de "Consagração Popular".

Crishiman, de 14 anos, é integrante do grupo, juntamente com suas irmãs Thaine, Cassiane, Rayani e Daniele. "A idéia de convidar Derick para participar da apresentação foi da Cassiane, que é vocalista do grupo, pois ele já gosta muito de samba", contou Crishiman, que explicou que o menino é amigo da família.

Agora, diante deste talento no pandeiro, o grupo está pensando em convidar o pequeno Derick para ser um dos membros do As Nastácia. "Acho que ele vai gostar", confessou Crishiman. É o futuro do samba.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Violão, saxofone, jornalismo e música...

Conheça os cinco jurados convidados para determinar os vencedores do 4º FestiAfro

Nuno Coelho de Alcântara Júnior

Jornalista formado em Comunicação Social no Sepac, São Paulo. Assessor de Comunicação na Pastoral da Criança e Assessor de Imprensa da diocese de Campo Limpo – São Paulo. É também Assessor Parlamentar da Câmara municipal de São Paulo e redator da Revista Vida e Missão da diocese de Campo Limpo.

Tiago Monteiro

Tem vinte e cinco anos. Nascido na cidade de Limeira, cantor e violonista. Já atuou em vários projetos musicais de diversos estilos. Atualmente trabalha com os projetos Overdose Brasil e Par de Reis. Apresenta-se em casas de shows, clubes, bares e outros lugares de Limeira e região. Como músico já estudou canto coral, canto popular, violão clássico e violão popular.

Leandro Pfeifer

É formado em música pela Universidade Estadual de Londrina e atua como músico compositor, instrumentista, vocalista e produtor cultural. Integrante do grupo Encantoria, elaborou e produziu diversos trabalhos nos estados de São Paulo e Paraná, com projetos culturais como “Guerreiros do arco-íris" e "Ecos da paulistania: encantoria, violas e batuques". Através da companhia Duberrô, elaborou e produziu o projeto Fábulas do Iauaretê com participação do índio tapuia Kaka Werá. Já foi campeão de vários festivais, como “Canta Limeira” e “Viola de Todos os Cantos”.

Marco Antonio de Abreu Moraes

Formado pelo Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, fez parte da Banda Sinfônica de Tatuí, e cursou aulas de clarineta na Escola de Música de Piracicaba Ernerto Mahle. Saxofonista por oito anos da orquestra do maestro Osmar Milani – SBT, orquestra Ed Costa internacional, saxofonista do quinteto Lume e fundador do grupo de choro Sopro com Batuque.

Casimiro Paschoal da Silva

Músico formado pelo Conservatório Allegro de São Carlos. Professor de teoria musical e saxofonista. Presidente da ONG OSCAR (Organização sócio-cultural dos Afro descendentes Reunidos), que busca valorizar a educação musical das crianças da comunidade carente de São Carlos. Desenvolveu seu trabalho musical como instrumentista na Banda Soul Jazz de São Carlos. Cientista Social, militante negro, ex-secretário da Secretaria de Combate ao Racismo do Estado de São Paulo. Orienta trabalhos acadêmicos sobre a temática histórica e cultural do negro e a escravidão no Brasil.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tubarão "ataca" na Catedral

O título dessa postagem poderia ser típico do jornalismo sensacionalista, mas é somente uma citação de um dos fatos mais importantes do final de semana cultural em Limeira. A Corporação Henrique Marques realizou um concerto em comemoração aos seus 149 anos, na noite de domingo, dia 22 de novembro, na Catedral. E uma das composições executadas foi o tema de abertura do filme "Tubarão".

O concerto teve uma parte sinfônica e outra com música popular, incluindo composições típicas executadas ao longo de 149 anos de existência dessa importante banda de coreto. A regência foi do maestro Fernando Barreto, que, respeitosamente, abriu espaço para uma homenagem ao também maestro Mauro Cerdeira, que se recupera de uma doença. Cerdeira foi aplaudido quando, mesmo com dificuldades, se levantou durante a homenagem.
O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, prestigiou o evento. A Henrique Marques se apresenta a cada 15 dias na praça Toledo Barros, dentro do projeto de bandas da Secretaria da Cultura de Limeira que contempla ainda a Corporação Artur Giambelli.


História



Capa do segundo LP da banda

Fundada em 06 de novembro de 1860, pelo professor de música Joaquim Luis Marques, a Corporação Musical Henrique Marques nasceu primeiro como Banda Lira D´Oeste. Por ser negro, seu fundador participou ativamente pela libertação dos escravos, numa época em que a sensibilidade era sua única arma. Após sua morte, em 1892, seu filho Henrique Marques, cujo nome passou a ser oficialmente o nome da Corporação, assume a regência. Com 45 componentes, a Banda mantém uma escola, que já formou importante músicos.

Mestres de Cerimônia


Cleusa Santos e Paulo Santos foram os mestres de cerimônia durante o 4.o FestiAfro. Os dois integrantes do coral Afro Thulany foram os responsáveis pelo anúncio das músicas e dos músicos ao longo do evento. Também aproveitaram e deram uma "canja", ao interpretar, entre uma música e outra, canções do repertório que, nos últimos dias, levaram o Thulany a cidades como Santa Bárbara D'Oeste, Jundiaí e Piracicaba.


Mais recentemente, o Thulany, sob a regência de José Donizetti Santos, o "Bomba", marido de Cleusa e irmão de Paulo, soltou a voz no importante Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

“Acorrentados” vence o 4° FestiAfro

Aconteceu na noite de ontem (22/11), no Teatro Vitória, a final da 4ª edição do FestiAfro (Festival Nacional de MPB com temática afro). Foram nove apresentações, entre elas, quatro de Limeira.

Estavam presentes o prefeito Sílvio Félix, o secretário da Cultura Adalberto Mansur, o vereador Farid Zaine, idealizador do projeto; e Galdino Clemente, diretor do Decadie (Departamento de Cultura Afro-Descendente e Integração Étnica). Compareceram também para entregar a premiação Juraci Soares, diretor da escola de Artes e Biblioteca da secretaria, e Carlos Jerônimo, diretor do Teatro Vitória.

O jornalista Nuno Coelho, Tiago Monteiro, professor de canto e violão do Palacete Levy; Leandro Pfeifer, compositor e músico; o maestro Marco Abreu e Cassimiro Paschoal, também músico; foram os cinco jurados da noite. Entre os nove finalistas, os jurados tiveram que escolher as três melhores músicas de Limeira, as cinco melhores nacionais, além do prêmio de melhor intérprete e consagração popular.

“Neste momento, eu me sinto muito feliz em ser o prefeito de Limeira”, declarou Silvio Félix, que ressaltou a importância do festival dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra no município. O jurado Cassimiro Paschoal elogiou a iniciativa pública: “A arte reforça a integração que todos nós devemos construir. Parabéns a política local que proporcionou esta oportunidade de reflexão”, disse ele.

Tiveram destaque Kiko Zamarian, 1º lugar na categoria nacional com a música “Acorrentados”, e também Márcia Tauil, que alcançou o 2° lugar com “Entre o mar e a dor”. “Este festival me fez crescer como artista e também em cultura. A plateia me emocionou muito”, disse Márcia, que ganhou o prêmio de Melhor Intérprete no 3º FestiAfro, em 2007. Já a canção “O Menino e a Nega”, do grupo limeirense As Nastácia, ganhou a menção de Consagração Popular. Confira abaixo a lista das músicas premiadas, que dão direito a prêmios em dinheiro e troféus.

Consagração Popular: O Menino e a Nega – As Nastácia, de Limeira - R$ 500,00

Melhor Intérprete: Muralhas – Ivânia Catarino, Praia Grande (SP) - R$ 500,00

Limeira:
1° Lugar: Canção de Volta ao Lar - Os Benês (R$ 1000,00)
2° Lugar: Afro herói, quiçá! - Toc Percussivo (R$ 700,00)
3° Lugar: Donos do Mundo – Elton Fontanin (R$ 300,00)

Nacional:
1° Lugar: Acorrentados – Kiko Zamarian, de Mococa (SP) - R$ 2.500,00
2° Lugar: Entre o Mar e a Dor – Márcia Tauil, de Brasília - R$1.500,00
3º Lugar: Muralhas – Ivânia Catarino - R$ 1.200,00
4° Lugar: Meridiano – Cláudia Romano, de Ilha Solteira (SP - R$ 1.000,00
5° Lugar: Canção da Volta ao Lar - Os Benês, de Limeira (SP) - R$ 800,00

Kiko Zamarian (1° lugar) e autoridades

Os Benês, 1º lugar na categoria Limeira