terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tubarão "ataca" na Catedral

O título dessa postagem poderia ser típico do jornalismo sensacionalista, mas é somente uma citação de um dos fatos mais importantes do final de semana cultural em Limeira. A Corporação Henrique Marques realizou um concerto em comemoração aos seus 149 anos, na noite de domingo, dia 22 de novembro, na Catedral. E uma das composições executadas foi o tema de abertura do filme "Tubarão".

O concerto teve uma parte sinfônica e outra com música popular, incluindo composições típicas executadas ao longo de 149 anos de existência dessa importante banda de coreto. A regência foi do maestro Fernando Barreto, que, respeitosamente, abriu espaço para uma homenagem ao também maestro Mauro Cerdeira, que se recupera de uma doença. Cerdeira foi aplaudido quando, mesmo com dificuldades, se levantou durante a homenagem.
O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, prestigiou o evento. A Henrique Marques se apresenta a cada 15 dias na praça Toledo Barros, dentro do projeto de bandas da Secretaria da Cultura de Limeira que contempla ainda a Corporação Artur Giambelli.


História



Capa do segundo LP da banda

Fundada em 06 de novembro de 1860, pelo professor de música Joaquim Luis Marques, a Corporação Musical Henrique Marques nasceu primeiro como Banda Lira D´Oeste. Por ser negro, seu fundador participou ativamente pela libertação dos escravos, numa época em que a sensibilidade era sua única arma. Após sua morte, em 1892, seu filho Henrique Marques, cujo nome passou a ser oficialmente o nome da Corporação, assume a regência. Com 45 componentes, a Banda mantém uma escola, que já formou importante músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário