sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Festival Paulista de Circo espera 50 mil pessoas

As secretarias Municipal e Estadual da Cultura realizaram nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma nova reunião para discutir o 3º Festival Paulista de Circo, que será realizado de 7 a 11 de abril em Limeira. O evento, que ocorrerá no terreno localizado na Via Antônio Cruanes Filho, em frente ao Parque Cidade; será gratuito e para todas as idades, contando com o circo tradicional, circo contemporâneo, circo teatro, grupos, trupes e artistas independentes.

A realização é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e demais secretarias municipais, Cooperativa Paulista de Circo, e com co-produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. Desde a 1ª edição, em 2008, Limeira tem sido escolhida como a sede estadual do festival.

Estiveram presentes ao encontro representantes das secretariais municipais envolvidas e do governo estadual. Foram definidos os últimos detalhes referentes à estrutura do evento, visando aprimorar a qualidade do Festival e oferecer mais conforto aos participantes.

Joana Giannella, representante da Secretaria de Estado da Cultura na reunião, explica que a expectativa para a 3ª edição é maior, pois haverá um aumento na infra-estrutura do local e no número de espetáculos. “Estimamos atrair um público de 50 mil pessoas, superior ao do ano passado, que foi de 34 mil”, afirma ela. Além disso, Joana conta que haverá mais espaço para oficinas e atividades, destinado a entidades e escolas municipais. 

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, ressaltou a parceria. “Recebemos do prefeito Silvio Félix todo apoio para que essa união com o governo estadual seja aprimorada”, afirmou Mansur. Esse ano, além da estrutura, Limeira colaborará também com profissionais da área da cultura.

Em breve, a programação final dos cinco dias de Festival será divulgada. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (19)3451.0502

Biblioteca infanto-juvenil realiza “Hora do Conto”


A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, que voltou a funcionar no dia 1º de fevereiro, já reativou o projeto “Hora do Conto”. Destinado a crianças de 3 a 12 anos, o projeto tem como objetivo despertar o gosto e o interesse pela leitura, incentivar o contato com o livro, resgatar o momento de ouvir histórias e através, de atividades lúdicas, despertar valores e ações de socialização.

A biblioteca infanto-juvenil, que funciona desde 1986, realiza o projeto há 20 anos. A “Hora do Conto” já passou por muitos formatos, nos quais as funcionárias utilizam teatros e livros adaptados com figuras para contar as histórias. Ligia Consuelo Araújo, coordenadora da Biblioteca, explica que os livros selecionados para o projeto variam de acordo com a faixa etária. “Para as crianças mais novas, usamos contos de fadas e livros que tratem dos valores e do comportamento no dia-a-dia. Já para as mais velhas, tratamos de temas como a escolha da futura profissão”, conta ela. 

Com duração de cerca de 20 minutos, o projeto proporciona também a oportunidade de conhecer as instalações da biblioteca. Com livros destinados à crianças não alfabetizadas até as adolescentes, o acervo conta com autores como Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Meg Cabot, além dos volumes de Emily Rodda e da série “Vaga-Lume”. “Harry Potter e as Crônicas de Nárnia são os mais procurados”, conta Ana Paula Vaz, funcionária da biblioteca. 

Desenhos para a recreação e atividades com figuras e pintura também fazem parte das ações culturais realizadas pela biblioteca, que possui coleções de jogos e gibis disponíveis aos visitantes. Para realizar empréstimos, é necessário que os interessados realizem o cadastro pessoalmente, no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Centro); munidos de RG, RG escolar, ou certidão de nascimento, e comprovante de residência recente (recibo de água, luz, telefone ou aluguel). Para menores de 14 anos, é necessário estar acompanhado por um responsável.

Já as escolas interessadas devem entrar em contato através do telefone (19)3451.0502. A atividade requer agendamento prévio.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Palestra sobre o Haiti será realizada terça-feira no Palacete Levy

Será realizada em Limeira nesta nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a palestra “Haiti – Tragédia Humana: Seus reflexos na sociedade brasileira”; ministrada pelo professor Israel Aparecido Gonçalves, mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O encontro será promovido pelo Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica (DECADIE), e começará às 19h30 no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Centro).

O objetivo da palestra é levar a população o conhecimento da participação brasileira na história do Haiti, abordar a intervenção da ONU após o terremoto; e também compreender os processos de falência do Estado haitiano e de sua recuperação após a ajuda humanitária e investimentos brasileiros. Toda a população está convidada a participar.

Galdino Clemente, diretor do DECADIE, afirma que há muitas semelhanças nas questões sociais do Brasil e do Haiti. “É possível estabelecer um paralelo com a pobreza no Brasil e no Haiti, embora a rede social de apoio aos necessitados daqui seja muito mais forte”, explica. Galdino ressalta também a importância, após a tragédia, de se realizar a reflexão sobre a situação econômica do Haiti, onde o Brasil comanda a Força de Paz.

Serão oferecidos certificados aos participantes da palestra. A entrada será gratuita e a classificação indicativa é livre. Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura, que está apoiando o evento, através do telefone (19) 3451.0502 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Acabam nesta sexta as inscrições para a Escola Livre de Música

A Escola Livre de Música (ELM), administrada pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, abriu novas vagas para a temporada de cursos em 2010. As inscrições serão realizadas somente nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de fevereiro. Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a escola oferecerá 11 cursos, que serão ministrados de segunda à sexta-feira em horário noturno.

As aulas acontecerão no Palacete Levy e estão destinadas a alunos com ou sem conhecimento musical prévio. A idade mínima para a matrícula é de 10 anos completos. Para o ato da inscrição é necessário um documento de identificação (certidão de nascimento, RG ou RG escolar) e comprovante de endereço; e para menores de 18 anos é indispensável a presença de um responsável. 

Há vagas disponíveis para os cursos de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarineta, trompa, trompete, trombone, percussão, viola caipira e canto (coral). Os procedimentos estão sendo realizados das 14h às 20h no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, nº 11, Centro), mesmo local onde serão ministradas as aulas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (19) 3451-0502.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Biblioteca Infantil Cecília Quadros reabre dia 01 de fevereiro

A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros voltou a funcionar nesta segunda-feira, 1º de Fevereiro, após interromper suas atividades devido obra de restauro e reforma do Centro Cultural Flamínio Ferreira, onde estava localizada anteriormente.

As novas instalações, no Palacete Levy, abrigarão temporariamente o acervo de cerca de 5 mil livros de literatura infantil; além de jogos, discos e uma gibiteca. Funcionará também no local a Sala de Leitura de jornais e revistas da Biblioteca Municipal.

Segundo o secretário da Cultura substituto em exercício, Juraci Rodrigues Soares Requena, a reabertura desse espaço foi planejada para acontecer concomitante com o início do ano letivo. “O espaço permite ao usuário acesso a todo o acervo da biblioteca infanto-juvenil. Os jornais também estarão disponíveis, como era feito anteriormente”, completa. As escolas interessadas em trazer seus alunos para o projeto “A Hora do Conto” já poderão fazer seus agendamentos.

Quem deseja utilizar o acervo, realizar empréstimos e acessar os jornais e revistas da Sala de Leitura deve fazer o cadastro no Palacete Levy, das 8h às 17h. É necessário estar munido de RG e comprovante de residência; para os menores de 14 anos é necessário também estar acompanhado de um responsável com RG. A carteirinha é disponibilizada no ato do cadastro e já permite utilizar a Biblioteca.

Mais informações podem ser obtidas no Palacete Levy, pelo telefone (19)3451.0502.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

FEVEREIRO 2010

“CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, dias 07 e 21 às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto
Entrada Franca

“CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, dias 14 e 28 às 10h30 – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência de Leandro Pereira
Entrada Franca

Plano Municipal de Igualdade Racial - Reunião Preparatória para Audiência Pública
Quarta, dia 10 às 19h – Palacete Levy

O encontro pretende levar ao conhecimento da sociedade questionamentos sobre a igualdade racial, tais como o que é o Plano Municipal de Igualdade Racial, e dessa forma proporcionar diálogos sobre políticas públicas do Município. O evento será realizado e coordenado pelo Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (COMICIN). 
Classificação Indicativa: Livre. 
Entrada Franca


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.com.br
www.twitter.com/culturalimeira