sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Biblioteca infanto-juvenil realiza “Hora do Conto”


A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, que voltou a funcionar no dia 1º de fevereiro, já reativou o projeto “Hora do Conto”. Destinado a crianças de 3 a 12 anos, o projeto tem como objetivo despertar o gosto e o interesse pela leitura, incentivar o contato com o livro, resgatar o momento de ouvir histórias e através, de atividades lúdicas, despertar valores e ações de socialização.

A biblioteca infanto-juvenil, que funciona desde 1986, realiza o projeto há 20 anos. A “Hora do Conto” já passou por muitos formatos, nos quais as funcionárias utilizam teatros e livros adaptados com figuras para contar as histórias. Ligia Consuelo Araújo, coordenadora da Biblioteca, explica que os livros selecionados para o projeto variam de acordo com a faixa etária. “Para as crianças mais novas, usamos contos de fadas e livros que tratem dos valores e do comportamento no dia-a-dia. Já para as mais velhas, tratamos de temas como a escolha da futura profissão”, conta ela. 

Com duração de cerca de 20 minutos, o projeto proporciona também a oportunidade de conhecer as instalações da biblioteca. Com livros destinados à crianças não alfabetizadas até as adolescentes, o acervo conta com autores como Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Meg Cabot, além dos volumes de Emily Rodda e da série “Vaga-Lume”. “Harry Potter e as Crônicas de Nárnia são os mais procurados”, conta Ana Paula Vaz, funcionária da biblioteca. 

Desenhos para a recreação e atividades com figuras e pintura também fazem parte das ações culturais realizadas pela biblioteca, que possui coleções de jogos e gibis disponíveis aos visitantes. Para realizar empréstimos, é necessário que os interessados realizem o cadastro pessoalmente, no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Centro); munidos de RG, RG escolar, ou certidão de nascimento, e comprovante de residência recente (recibo de água, luz, telefone ou aluguel). Para menores de 14 anos, é necessário estar acompanhado por um responsável.

Já as escolas interessadas devem entrar em contato através do telefone (19)3451.0502. A atividade requer agendamento prévio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário