quarta-feira, 25 de abril de 2012


“Circuito SESC de Artes” nesta sexta no Parque Cidade
 
Nesta sexta, 27, Limeira recebe o “Circuito SESC de Artes”, com uma programação diferenciada, lazer e entretenimento para toda a família. 
 
A realização é do Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), o evento será no Parque Cidade, antiga Hípica e a entrada é franca.
 
Para o Secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, “dado à extensa diversidade de artes que há em todo país, o “circuito” consegue levar as diferentes formas artísticas onde a grande mídia não consegue abranger”.
 
Confira a programação:

Às 11h – Retrato do Substantivo Feminino
Intervenção composta de retratos em vídeo e em foto.  O ponto de partida do trabalho é o encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. A atividade é resultado do projeto realizado pelas artistas 25 mulheres artistas de comunidades ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho (PE), Reinado/Congado (MG) e Batuque de Umbigada (SP), que propôs um diálogo constante entre o pessoal e o coletivo, o grande e o pequeno, o íntimo e o revelado.
Equipe: Tatiana Devos Gentile, Laura Tamiana, Dinarê Cristina Tobias da Silva, Ivanice Maria do Carmo Silva, Odete Martins Teixeira, Juliana Carla de Moraes Mello e Marta Joana da Silva.
 
Às 17h – Histórias ao Pé do ouvido
As narradoras andarilhas percorrem os parques, as praças e as ruas das cidades, contando histórias variadas ao pé do ouvido, mesclando poesias, músicas e narração. Simone Grande, uma das fundadoras do grupo As Meninas do Conto, trabalha com a literatura oral de todo o mundo. Em A Fabulosa Companhia, sua nova empreitada, somar às suas experiências observando a importância da narração de histórias para o fortalecimento do interesse pela leitura.
Direção: Simone Grande - A Fabulosa Companhia – Teatro de Histórias (SP) 
Narradoras: Simone Grande, Fernanda Raquel, Débora Carolyne e Andréa Martins.
Duração: de 45 a 50 min.
 
Às 17h – Seja Noite ou Seja Dia, viva o palhaço Alegria
É um espetáculo para todas as idades que por meio de uma arte viva toca os corações de adultos e crianças. O palhaço Alegria nasceu em São Luiz do Maranhão no ano de 1982. É um boneco que tem 3m de altura e entra em cena todo desmontado, dentro de uma caixa, e vai sendo montado na frente do público, de uma forma lúdica. No peito do palhaço, abrindo o seu paletó, surge um palco onde são apresentadas cenas de teatro de mamulengo.
Concepção, direção e brincante: Carlos Gomide.
Músico e brincante: Antonio Gomide.
Sanfona: Pedro Araújo.
Contrarregra: John Lenon.
Duração: 60 min.
 
Às 18h – Marcelino em Pente Fino
Marcelino é um personagem sonhador, capaz de fazer o público sonhar o mesmo que ele.  Por meio de uma linguagem universal, as pessoas podem embarcar nesta viagem e passar bons momentos abstraídos do tempo real, passeando pelo mundo da música e do humor de uma forma particular. O repertório do espetáculo tem como diferencial a possibilidade de adaptação para cada ocasião, com números de manipulação, música e movimento, equilíbrio em cabo tenso e clown.
Direção: Carla Candioto.
Texto e elenco: Marcelo Luján.
Duração: 45 min.
 
Às 19h – Sapatos Brancos
O espetáculo é derivado de uma pesquisa cênica-coreográfica que investiga as tradições do carnaval paulistano, as suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do Mestre Sala e Porta Bandeira.
Ao desvendar os significados desse ritual, passeia por onde todas as culturas, gerações, crenças e etnias se misturam na diversidade cultural de uma das maiores festas populares: o carnaval.
Projeto de pesquisa e criação contemplado pelo Edital de Fomento à Dança no Município de São Paulo, Prêmio APCA 2009 e Prêmio BRAVO 2010 de melhor espetáculo de dança e Prêmio FUNARTE de Dança KLAUSS VIANNA 2011.
Direção e concepção: Luis Ferron - Núcleo Artístico Luís Ferron (SP)
Criadores Intérpretes: Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia de Oliveira, Mestre Ednei Mariano, Mestre André, Maurici Brasil e Jorge Luis Nascimento.
Duração: 60 min.
 
Às 20h30 – Marcelo Jeneci
Após anos como músico acompanhante de artistas consagrados como Arnaldo Antunes, Chico César e Zé Miguel Wisnik, o pianista, acordeonista, cantor e compositor paulista Marcelo Jeneci lançou em 2010 o seu primeiro trabalho autoral, Feito pra acabar, base do repertório destas apresentações. Com produção de Kassin e arranjos de orquestra de Arthur Verocai, o álbum tem treze faixas autorais, a maioria em parceria com nomes já conhecidos do público, que marcam a primeira safra de composições do paulistano.
Marcelo Jeneci – wurlitzer e teclado juno, sanfona, guitarra e voz / Laura Lavieri – voz / Regis Damasceno – violão e baixo / Estevan Sinkovitz – bandolim, violão, guitarra e vocal / Richard Ribeiro – bateria e vocal / Joao Erbetta – violão, guitarra e vocal.
Duração: 75 min.

 
Secretário da Cultura participa de coletiva sobre o “Circuito SESC”
 
Na tarde de ontem, 24, o Secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, participou de uma coletiva de imprensa sobre o “Circuito SESC”, realizada no prédio do SESC em Piracicaba.
 
Estiveram presentes alguns dos artistas que passarão pela cidade na próxima sexta, 27, das diferentes intervenções artísticas: Retrato do Substantivo Feminino – Artes Visuais; Seja noite ou Seja dia, Viva o palhaço Alegria – Teatro e Sapatos Brancos – dança.
 
Segundo Laura Tamiana, responsável pela intervenção “Retrato do Substantivo Feminino”, “o projeto é desenvolvido em residências propostas a mulheres de diferentes gerações ligadas por uma determinada cultura para a confecção coletiva de retratos em vídeo e fotografia”.

 
“Sapatos Brancos”, que faz parte do roteiro, levará o publico a refletir sobre a origem da dança carnavalesca, “a crítica que o espetáculo faz, é justamente a verdadeira essência do carnaval”, cita Ednéi Mariano – Mestre Sala.

 
Todas as apresentações são livres e a entrada é franca. Mais informações sobre o “Circuito” podem ser obtidas no telefone da Cultura (19) 3451 0502 ou acesse o site do SESC www.circuito.sescsp.org.br
 
 
Nota: Imagens. Créditos: Divulgação.

Luane Tenório - Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário