terça-feira, 20 de abril de 2010

Biblioteca Infanto Juvenil realizou comemoração no Dia do Índio



A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta segunda-feira, 19 de Abril, o projeto “Hora do Conto” especial sobre o Dia do Índio. O evento contou com a participação de cerca de 70 crianças da Escola Aracy Nogueira Guimarães, e foi aberto ao público. Quatro salas do 3° ano do ensino fundamental acompanharam a história de Mikai Kaká, livro infantil com temática indígena, de Hildebrando Pontes Neto.

A trama foi adaptada e contada em duas sessões por Ana Paula Vaz, funcionária da biblioteca que está envolvida com o projeto desde o seu início, há 20 anos. Ana conta que é gratificante levar às crianças um pouco mais da história indígena e despertar nos alunos o gosto pela leitura. “Mesmo participando do projeto há vários anos, cada Hora do Conto que realizamos é sempre uma nova experiência”, conta ela, confessando que também aprendeu ao elaborar as histórias e a decoração.

Cada aluno recebeu um cocar, e teve contato com os jogos e livros que fazem parte do acervo. Rayani Tamara Manuel, de 7 anos, aprovou o passeio. “Gostei muito da história de Mikai Kaká, e aprendi muito com os novos jogos”, conta empolgada a menina. Vera Lúcia Rosales, professora de uma das turmas, também elogiou os resultados. “É muito bom ter a opção de realizar uma atividade diferenciada com os alunos, pois além de ser uma comemoração ao Dia do Índio, o projeto é um incentivo a leitura e permite o contato com jogos educativos”, conta Vera, explicando que a sala ainda está em fase de alfabetização.

Desenhos para a recreação e atividades com figuras e pintura também fazem parte das ações culturais realizadas pela biblioteca, que possui coleções de jogos e gibis. O projeto “Hora do Conto” é realizado mediante agendamento através da Secretaria Municipal de Cultura, através do telefone (19)3451.0502. Para o próximo mês já estão previstas cerca de 3 sessões, agendadas por escolas de Limeira, e com diferentes temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário