quinta-feira, 15 de abril de 2010

Festival em Limeira vira referência nacional para circo

Artistas com pernas-de-pau andam pelos ambientes do Festival



Palhaços divertem as crianças presentes


O 3º Festival Paulista de Circo terminou com números positivos ao longo de seus 5 dias. Limeira recebeu 128 atrações gratuitas em cinco lonas, envolvendo mais de 520 artistas. O resultado foi a aprovação por parte do público, que chegou a 38 mil pessoas na edição encerrada no último domingo.

Os dados mostram o crescimento. Na primeira edição, em 2008, houve 18 mil espectadores. Ao mesmo tempo, os grupos apresentaram evolução, tornando o festival a principal referência nessa área no Brasil.


Mesmo os artistas circenses que não se apresentaram vieram a Limeira observar o que está sendo produzido na área, como Luiz Ricardo, que interpretou durante muito tempo o palhaço Bozo em programas do SBT. Luiz esteve sábado em Limeira e aprovou a proposta do festival.

O festival foi produzido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura e Secretaria da Cultura de Limeira, Cooperativa Paulista de Circo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).


Atingimos nossos objetivos, como a formação de público e no fortalecimento da arte circense”, disse André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. O prefeito Silvio Félix, que assistiu aos espetáculos também no sábado e no domingo, festejou. “É cultura e lazer para a população, de forma gratuita”, afirmou Silvio, que nesses dias estava acompanhado da primeira-dama Constância Félix.


Por sua vez, o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, destacou a variedade de espetáculos, como circo tradicional e o circo-teatro, e a aceitação popular. “A alegria das pessoas diante de figuras como o palhaço e o mágico demonstram que sempre haverá espaço para o circo”, declarou Mansur.


A terceira edição do festival homenageou os 150 anos da invenção do trapézio pelo francês Jules Léotard. Nos 30 mil m² da área, as quatro lonas de capacidades diferentes apresentaram lotação completa nos espetáculos. No domingo, a organização chegou a limitar a distribuição de ingressos para que todas as pessoas fossem atendidas. Em alguns espetáculos, a parte lateral das lonas foi erguida para que o público que não conseguira ingresso pudesse assistir às atrações.

Na parte externa, ocorreram apresentações no trapézio (acrobacias e números aéreos), Globo da Morte, Táxi Maluco e intervenções artísticas. Algumas das intervenções foram feitas pelos artistas do núcleo de Cultura do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e pelas bandas de coreto da cidade.


Também houve oficinas. “Vimos no público gente jovem e com mais idade. Foi um festival para a família”, disse o prefeito Silvio Félix. “Somos gratos a Limeira pela forma com que fomos recebidos”, disse Bel Toledo, presidente da Cooperativa Paulista de Circo.



Grande público prestigia os espetáculos do segundo dia de evento

Escolas chegam em peso ao Festival na manhã de quinta-feira, 08 de Abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário