segunda-feira, 12 de abril de 2010

Oficina de Malabares no Festival de Circo atrai público


Nicolas Mendonça ensina a construir os malabares com recicláveis


Papel amassado, garrafas pet, tampinhas plásticas e fita crepe: é com esses materiais que o espetáculo começou no Festival Paulista de Circo nesta quinta-feira, dia 09. Na tenda “Pimentinha”, a Oficina de Arte e Reciclagem de Malabares atraiu o público do evento pela manhã.

Pierre Romano, Carlos Piovesan e Nicolas Mendonça ministraram a oficina. Envolvidos com circo há cerca de dez anos, o trio de Ubatuba participa de vários eventos com as oficinas e espetáculos, e já passou por festivais como a Flip (Festa Literária de Paraty). A idéia de construir malabares com recicláveis surgiu como um meio econômico e ecológico de levar a arte para bairros carentes de Ubatuba.

É a arte e a ecologia unidas em prol de um lugar melhor para se viver e por um mundo mais harmonioso”, conta Carlos Piovesan, mais conhecido como “Pio”. A confecção das claves, usadas no espetáculo de circo, é feita com garrafas pet de 600 ml, tampinhas e fita crepe. Para a base de madeira, são utilizados cabos de vassoura.

Outros tipos de malabares são criados com papel amassado e bexigas. “Com o passar do tempo, fomos descobrindo novas técnicas e novas fontes de matéria prima barata”, explica Pio. O objetivo é, com o mínimo de custo, fazer arte com matérias primas que em outra ocasião virariam lixo.

Após apresentarem ao público seus números de malabarismo, Pio e Nicolas Mendonça convidaram a todos para aprenderem a fabricar seus próprios malabares com os materiais escolhidos, enquanto Pierre Romano executava músicas ao violão.

Denis Menezes, estudante de Educação Física que participou da oficina, aprovou os resultados. “Além conscientização ambiental, confeccionar os malabares com materiais reutilizáveis desperta a criatividade e trabalha a coordenação motora”, explica ele.

O Festival Paulista de Circo aconteceu em Limeira até o último domingo, dia 11 de Abril. A programação completa dos espetáculos realizados nas quatro lonas está no site www.limeira.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, através do telefone (19)3451-0502.

Público confeccionando os malabares

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal de Cultura

(19)3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário