quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estado investirá no Museu Histórico de Limeira

José Nascimento e dirigentes de Limeira e Santa Bárbara D'Oeste

Juraci Soares em visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa

A Secretaria da Cultura de Limeira participou do Encontro Paulista de Museus, realizado na semana passada, em São Paulo. Durante o encontro, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e o diretor da secretaria, Juraci Rodrigues Soares Requena, receberam uma boa notícia: o governo do Estado investirá novos recursos no Museu Histórico “Major José Levy Sobrinho”, de Limeira.

O investimento já está sendo feito por meio de acompanhamento técnico na catalogação do acervo. O trabalho de acondicionamento das peças, contratado pela prefeitura, também tem supervisão do Estado. Agora, o governo paulista realizará o plano museológico, que orientará a forma de ação dessa unidade da Secretaria Municipal de Cultura.

A notícia foi comemorada por Mansur, que representou o prefeito Silvio Félix no encontro de gestores municipais com o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo. O encontro ocorreu no dia 23 de junho, no Memorial da América Latina. “Parte do acervo de Limeira é estadual. O município vem reformando o prédio onde funciona o museu. Agora, além da obra, ampliaremos as ações do museu por meio do plano a ser executado”, disse Mansur.

Para o secretário municipal, o Estado foi motivado ao sentir a disposição da Prefeitura em investir naquela unidade cultural, o que incluiu o trabalho de acondicionamento do acervo enquanto o prédio está sendo reformado. “São medidas que garantem uma parceria inédita e importante para o futuro do museu. Não há mais espaço para unidades culturais estagnadas, e o museu precisa desse plano para interagir com a população”, afirmou Mansur.

Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura, também se reuniu com Mansur e Juraci para discutir itens dessa parceria. Limeira se ofereceu para receber exposições itinerantes e iniciativas de capacitação dos agentes que atuam em museus.

A mesma disposição foi passada por Mansur ao secretário Andrea Matarazzo em outras áreas da cultura. Atualmente o Sistema Estadual de Museus (Sisem) acompanha os trabalhos em Limeira.
“A Secretaria da Cultura de Limeira tem conseguido um diálogo muito positivo com o Sisem e essa parceria duradoura é resultado do empenho em participar das capacitações para que se tenha, cada vez mais, melhores profissionais nas instituições museais no estado com o maior número de museus”, completa Requena.

Enquanto o prédio do Museu Histórico passa por restauro, o acervo se encontra guardado, por recomendação do Sisem. A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos também participou do encontro, por meio da coordenadora de Turismo, Marcela Dumit Ortolan, e da assessora técnica Maria Helena de Souza. Os representantes de Limeira acompanharam capacitações no prédio do Memorial da América Latina e visitas técnicas a museus localizados em São Paulo. Também apresentaram a ação da cidade nessa área ao presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, um dos palestrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário