quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

“2° LimeirAfro” atraiu população negra neste domingo

Trançadeiras e artesãs mostram seu trabalho aos presentes

Grupos de Limeira embalam o público
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realizou neste domingo, 28 de novembro, o “LimeirAfro”, organizado pelo Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica). O evento, com shows, oficinas e palestras, integrou parte das comemorações do município ao mês da consciência negra, com entrada gratuita. A feira cultural e de produção artística teve atividades literárias, de serviços, e geração de emprego e renda, que envolveram a comunidade em todos os processos, de maneira a permitir sua autonomia na sociedade.

A palestra “Educação e Cultura com Foco na Consciência Negra”, com a historiadora Silvana Aires Barbosa e os advogados José Benedito de Barros e José Carlos Bandrino; abriu a Feira. Foi unânime a posição dos palestrantes que a Educação e a Cultura são elementos fundamentais na atualidade, para proporcionar oportunidade aos jovens negros e a população em geral no mercado de trabalho, no acesso a qualidade de vida e ao desenvolvimento social.

O evento ocorreu no CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente), no Parque Nossa Senhora das Dores. Cleusa dos Santos, assessora do Decadie, conta que a Feira não atraiu apenas os moradores do bairro, mas cidadãos negros de todos os cantos da cidade. “Foi surpreendente a participação e cooperação de grande parte da população, que além de prestigiarem o evento, colaboraram voluntariamente na organização e condução da Feira, estabelecendo com isso uma relação harmoniosa e de parceria com o poder público”, diz ela.

“Toc Percussivo”, “Grupo Fatos”, “The Black Boys”, “As Nastácia”, “Família Quimera”, “De Bobeira” e “Quarteto Laetare” estão entre os grupos de música que se apresentaram. Durante os shows, desfile com modelos do projeto “Beleza Negra” e oficinas de capoeira, ciranda e samba rock aconteceram simultaneamente. As trançadeiras de Limeira também mostraram o seu trabalho ao público presente. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3453.9009 ou pelo e-mail decadielimeira@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário