quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Em nova área de Limeira, Festival Paulista de Circo é lançado

O Festival Paulista de Circo ocorrerá em Limeira no final de março. A quarta edição da principal atividade circense no Brasil terá um novo local: o Centro Municipal de Eventos, na Avenida Maria Theresa de Barros Camargo. As informações foram dadas durante cerimônia de lançamento do festival, realizada nesta terça-feira, 21 de dezembro, em Limeira.

Será a quarta edição do festival, todas ocorridas em Limeira. Na última delas, cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura, Cooperativa Brasileira de Circo e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Ocorrido no Centro de Eventos, o lançamento contou com a presença de André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura; Adalberto Mansur, secretário da Cultura de Limeira, e Bel Toledo e César Guimarães, da Cooperativa Brasileira de Circo. Também participaram o vereador Farid Zaine e o secretário de Turismo e Eventos de Limeira, Marcos Camargo.
“Limeira já é referência na arte circense nacional, em função de sediar o festival. Temos uma expectativa positiva nesta edição, em função da evolução que tivemos nos anos anteriores”, contou Sturm. Segundo ele, o apoio da prefeitura foi fundamental para a iniciativa.

Sturm destacou a importância do evento para a economia, visto que movimenta setores como restaurantes, hotéis, transportes, serviços e comércio. Segundo ele, nos próximos dias, sairão detalhes como a data oficial e a programação.

Bel Toledo apontou a importância de a cidade sediar um evento com mais de 100 atrações em cinco dias. “Artistas de várias partes do País estarão em Limeira”, afirmou. Além disso, há a possibilidade de a cidade ter um espaço para apresentação de suas manifestações culturais. Esse espaço foi sugerido por Mansur, que agradeceu Marcos Camargo pela cessão da área. “No novo local melhoraremos o atendimento ao público e aos artistas”, declarou.

Ao longo do ano, Limeira tem várias ações na área. O circo-teatro integra o Festival Nacional de Teatro. Palhaços participaram do “Vira Virou”, realizado no aniversário da cidade. Uma oficina de formação de palhaços foi iniciada em outubro. Outras formas de incentivo estão em estudo.

“O Estado é parceiro, tanto em razão do trabalho cultural produzido em Limeira, como em face da nossa disposição em viabilizar administrativamente as parcerias”, declarou Mansur, que, no ato, representou o prefeito Silvio Félix.

Artistas de Limeira e região estiveram presentes. Os circos Vênegas e Fiesta enviaram malabaristas, palhaços e o “Táxi Maluco”. Músicos da corporação “Arthur Giambelli” executaram canções tocadas nos espetáculos. Um sistema de vídeo apresentou ao público cenas do documentário gravado em uma das edições do Festival Paulista de Circo.

Fotos: "Táxi Maluco" e malabaristas e palhaços do Circo Vênegas e Fiesta durante coletiva de lançamento. Créditos: Wagner Morente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário