quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Artista Plástico limeirense participa de prêmio no Rio de Janeiro


O artista plástico da Secretaria da Cultura, Gilio Mialichi foi selecionado para o Prêmio Belvedere-Paraty-RJ 2012. O evento anual, que está na sua terceira edição, é organizado pela Galeria Belvedere na cidade de Paraty – (RJ) com objetivo de descobrir novos talentos no circuito brasileiro.

A exposição coletiva faz parte de um grande evento que conta com palestras, performance, residência artística e projeção. A exposição acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Nesse mesmo período será divulgado o ganhador da premiação – que além de ganhar uma viagem para Florença, na Itália, ainda terá seu trabalho no catálogo da exposição.

O evento contou com 177 artistas inscritos, de 15 estados. Deste total foram selecionados 30 artistas que reúnem trabalhos bidimensionais, tridimensionais e vídeos. O processo seletivo contou com júri altamente conceituado formado por Regina Silveira, Denise Mattar, Cláudia Saldanha, Luciana Brito e Renata Rosa.

O artista plástico foi selecionado com a fotografia “Da Série Pintura na Paisagem” que tem dimensões de 40 cm de largura x 60 cm de altura e apresenta-se em uma impressão gráfica colorida adesivada sobre placa de PVC, sem moldura. O tema para provocação deste ano foi “A força do fazer”. O trabalho selecionado é atual, impactante, abrangente e reúne as mais marcantes características estéticas, conceituais e poéticas da trajetória de Gilio Mialichi.

Participar de eventos desse perfil cria um vínculo importante entre os envolvidos que acaba gerando um circuito de ações, amigos e oportunidades, comenta Mialichi, que aguarda confiante o dia do evento e conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Limeira.

Trabalho selecionado
O trabalho de Mialichi discute as atuais formas de atenção do artista contemporâneo para a paisagem. A proposta relaciona ações da natureza e humanas, assumindo em sua poética criativa o universo materno encontrado no cupinzeiro que dá origem ao trabalho.

“Tomo essa poética como processo para criação nas mais diversas condições, utilizando-me sempre da repetição como fator de importância para o processo do trabalho”, disse o artista plástico.

A paisagem escolhida recebe uma pintura com composto branco de cal e água e é então fotografada em suas distintas etapas de tal modo que as formas ovoides brancas repetem-se, interagindo com o elemento natural de terra num volume convexo que abriga vida e com a paisagem.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (19) 3451 0502 e confira outras obras de Gilio através do blog: www.gilioarte.blogspot.com.

 Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário