terça-feira, 10 de maio de 2011

Fraternal Cia de Arte e Malas Artes apresenta “Sacra Folia” na abertura da Mostra de Teatro

Após apresentações dos espetáculos “Auto da Paixão e da Alegria”, “Eh Turtuvia” e “A Memória das Coisas”, Fraternal volta a Limeira para apresentação gratuita

A abertura da Mostra de Teatro de Limeira será realizada com espetáculo de prestígio escrito por Luis Alberto de Abreu e interpretado por um dos grupos mais respeitados do Brasil: Fraternal Cia de Arte e Malas Artes traz a Limeira “Sacra Folia”, que conta a história da Sagrada Família que, perseguida por Herodes e seus soldados, se perde em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. A apresentação – que terá entrada franca - acontece na abertura oficial da Mostra de Teatro de Limeira 2011, que ocorre no dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

A primeira versão de “Sacra Folia” estreou em 1996 e marcou o início da pesquisa da Fraternal em torno do auto, que é uma forma tradicional e popular de teatro. A nova versão do espetáculo incorpora vários elementos da cultura popular pesquisados pela Fraternal durante os últimos anos, transformados em material cênico, como a síntese entre os dados sacro e profano.

Quando a Sagrada Família se perde no país, se vê obrigada a aceitar ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão, para se livrar das maldades de Herodes e retornar à Judéia. Guiados por Teité, José, Maria e o Menino Jesus acabam se embrenhando pelos confins do Brasil. Ao final da extensa e cômica aventura, Teité registra Jesus como seu filho, para que ele realize no Brasil a promessa do reino de fartura que o Messias, segundo a profecia, traria ao mundo.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, é uma imensa satisfação receber o elenco da Fraternal novamente no município. “O grupo é ótimo e é uma verdadeira escola teatral para os apaixonados pelas produções culturais”. O secretário comemorou a vinda do espetáculo a Limeira.

“Os limeirenses poderão ver, de graça, uma grande apresentação”, completou Farid.

A ligação de “Sacra Folia” com o teatro limeirense é grande: em 2000, o grupo Fábrica Produções Artísticas montou a peça, com direção de Carlos Jerônimo Vieira e tendo Farid como o Anjo Gabriel. Marilene Donato, Manoel Andrade, Terezinha Sangy, Isabel Araújo, Júlio Borgo, Juraci Soares Requena e Clodoaldo Araújo participaram da montagem, vencedora do Mapa Cultural Paulista, regional de Mococa, e apresentada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Fotos da montagem limeirense serão exibidas na galeria do Vitória.

No elenco de Fraternal estão Aiman Hammoud (Anjo Gabriel, Herodes e demônio), Edgar Campos (Matias Cão), Fernanda Gonsales (Virgem Maria e Mateusa), Luti Angelelli (João Teité), Mirtes Nogueira (Boracéia) e Roberto Barbosa (São José e demônio). A direção é assinada por Ednaldo Freire.

“Será um grande prazer fazer parte da Mostra, tenho certeza de que será muito bom”, disse Hammoud.

Mais informações no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Imagens do espetáculo “Sacra Folia”. Créditos - Arnaldo Pereira.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário