quinta-feira, 30 de junho de 2011

Limeira recebe Circuito Paulista do EmCena Brasil nos dias 2 e 3 de julho

As apresentações acontecem gratuitamente para a população no Parque Cidade de Limeira

O Circuito Paulista 2011 do EmCena Brasil, que é um projeto de difusão cultural, e utiliza um contêiner transformado em palco para a apresentação dos espetáculos, entrará em cartaz no Parque Cidade de Limeira, nos dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo), oferecendo muita cultura, diversão, arte e entretenimento gratuito aos moradores do município. O EmCena é totalmente produzido pela ONG Cultura Ativa e realizado pela Companhia Abaré de Teatro com patrocínio exclusivo da Companhia de Gás de São Paulo, a COMGÁS.

O projeto, que foi aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo através do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, tem o principal objetivo na democratização da cultura, através de incentivo fiscal, oferecendo gratuitamente diversas atividades à população. A caravana cultural, tem à sua disposição, nos finais de semana, uma estrutura completa que inclui além do palco, som, iluminação, camarins, banquetas para o público e ainda uma grande tenda para mais de 500 pessoas. A programação, que é voltada para adultos e crianças, proporciona aos presentes, teatro, cinema, circo, oficinas e shows musicais.

A Cia Abaré que é composta por mais de 20 pessoas, entre atores, instrutores e equipe operacional, conta ainda com a parceria de outras Companhias e proporcionam em dois dias de apresentações, espetáculos incríveis, que aproximam os espectadores do mundo cultural.

Segundo Orlando Moreno, produtor executivo do projeto, mais de 100 mil pessoas já assistiram aos espetáculo da caravana. “A população tem muito interesse pela cultura, pelo teatro de modo geral e participa ativamente de nossas apresentações”.

Programação:

Sábado – 2 de julho

Domingo – 3 de julho

15h Oficina de Confecção de Bonecos

15h Oficina de confecção de fantoches de Luva

17h Espetáculo para Crianças: Boi Viramundo • Cia Abaré de Teatro/SP

16h Contação de História: A Ratinha Cor de Rosa do Rabinho Azul Escuro • Cia de Teatro Mão Livre/SP

18h Show Musical: Duo Toca Brasil/SP

17h Espetáculo para crianças: Nau Catarineta • Cia Abaré de Teatro/SP

19h Sessão de Curtas Metragens

18h Convidado Local: Artistas Locais

20h Teatro de Mamulengos: As pelejas de Benedicto e o Boi Surubim na Fazenda do Cel. Libório • Mamulengo da Folia/PE

19h Circo: Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? • Circo Navegador/SP

21h Espetáculo para adultos: Belelê Balaio • Cia de Quatro no Ato/RJ

20h Teatro para adultos: A Noiva do Defunto • Cia Andaime Unimep/SP

Saiba mais sobre a programação:

•Oficina de Confecção de Bonecos de Vara (Sábados 15h)

A Cia de Teatro Mão Livre desenvolveu pesquisas no sentido de implementar o processo de aprendizado visando aprimorar habilidades manuais, bem como incentivar a criança e o adulto ao hábito da leitura . Para isso uniu técnicas de confecção de bonecos e formas animadas com diversos materiais recicláveis no intuito de tornar prazeroso esse processo e assim criar uma dinâmica envolvente no ato de contar histórias e fabricar os personagens integrantes dessas mesmas histórias.

Um pouco dessa técnica será repassada as 30 crianças que se inscreverem e terão de presente o seu próprio personagem desenvolvido na oficina. Para professores e adultos as técnicas terão o objetivo de formar multiplicadores do saber.

Com Luciana Marques e Thaís Villas Boas

Materiais: Retalhos, Feltros pedrinhas e botões, chitinhas papel de jornal e cordões

• Espetáculo para Crianças: Boi Viramundo (Sábados 17h)

Lelé Lamparina e Belinha Bonitinha, supostos sobrinhos de Lampião são seguidos por um Boi-bumbá em viagem pelo Brasil, ao falar das diversas comidas que saborearam, chegam ao Sul quando citam o Churrasco Gaúcho. O Boi de súbito fica então sabendo do seu destino fatal e morre do coração.

Sentindo-se culpados pela morte do boi buscam ajuda nos personagens místicos do folclore brasileiro para ressuscitar o boi. Desde um Padim Ciço atrapalhado até um Doutô aparvalhado esses dois vão tentar fazer com que esse boizinho pintadinho de azul marinho possa finalmente res..sus...ci...tar!!!

Produção Cia Abaréteatro: com Orlando Moreno, Luciana Marque e Carlos Tousí

Texto e Direção Orlando Moreno, Música Original recolhida do Folguedo Popular (Bumba Meu Boi/PE) executada ao Vivo. Iluminação Fábio Marques, Sonoplastia Rodrigo Ruas, Figurinos e Adereços, Luciana Marques e Zenilda Muniz, Cenografia Orlando Moreno

• Teatro de Mamulengos: As pelejas de Benedicto e o Boi Surubim na

Fazenda do Cel. Libório (Sábados 20h)

O Coronel Libório, o fazendeiro mais valente da região, ao sair em viagem nomeia Benedito, seu vaqueiro de 'confiança', para gerenciar a fazenda. A partir daí desencadeiam-se as pelejas entre o Boi Surubim e Benedito, que torna-se herói. O Espetáculo, que é muito divertido e interativo com a platéia, tem trilha sonora selecionada, com costumes, cultura e linguajar muito específicos, o que dá sabor e colorido à brincadeira. Espetáculo DE MAMULENGOS é o teatro popular mais despojado e é sempre apresentado dentro de uma barraca (empanada) onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos.

Os bonecos são movimentados por cima da barraca sendo o Mamulengo um teatro de crítica social, sucedem-se durante o espetáculo as sátiras, as paródias, as situações que levam o público ao paroxismo do riso. Esta é a principal meta do mamulengueiro, deflagrar o riso entre a assistência, mantendo o público preso ao espetáculo o tempo todo.

Com Danilo Cavalcante e Trio Agreste.

•Espetáculo para adultos: Belelê Balaio (Sábados 21h)

Espetáculo de Literatura de Cordel, inspirado na Obra de Câmara Cascudo a Cia de 4 no Ato apresenta a história de Maria Muxibenta que quer casar suas três filhas: Maria Com Graça, Maria Sem Graça e a Virgem Maria, mas com a condição do pretendente ser rico.

Texto e Direção Gilvan Balbino com Gilvan Balbino, Pâmela Vicenta, Bruno Olivieri e Filippe Neri.

•Contação de História: A Ratinha Cor de Rosa do Rabinho Azul Escuro (Domingo 16h)

A História da Ratinha Filomena da Gema que resolve casar com o príncipe dos seus sonhos : O Ratinho

Verde-Amarelo do Rabinho Azul e Branco. Depois de receber amavelmente todos os pretendentes, já

cansada e sem esperanças terá de fazer uma escolha pra toda a sua vida ...Qual será?

Texto de Jonas Ribeiro, com Luciana Marques e Thaís Villas Boas

•Espetáculo para crianças: Nau Catarineta (Domingo 17h)

Depois de sete anos e mais um dia perdida no Oceano a Nau Catarineta recebe uma visita inesperada: Uma menina bonita que desejava viajar para conhecer línguas diferentes e decifrar as histórias de suas conchas do mar. Só que mulher a bordo «NÃO». E assim como no Romance da Donzela Guerreira se disfarça de homem e prometendo achar bons ventos que os levem de volta para casa consegue convencer o capitão e sua tripulação. Todos partem nessa grande aventura, até que as maldades de um capeta a bordo serão reveladas e um duelo fatal selará o destino de toda a tripulação.

Com Orlando Moreno, Luciana Marques e Carlos Tousí. Produção Cia Abaréteatro. Texto e Direção Orlando Moreno. Música Original recolhida da Opereta Popular «Marujada de Iguape» - Executada ao Vivo. Iluminação Fábio Marques. Sonoplastia Rodrigo Ruas. Figurinos e Adereços Luciana Marques e Zenilda Muniz. Cenografia Orlando Moreno.

•Circo: Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? (Domingo 19h)

Circo Navegador apresenta uma abordagem circense da condição humana na visão do palhaço em meio a sua fragilidade transgredindo regras, costumes e convenções surpreendendo pela forma inusitada pegando a platéia no contratempo.

Roteiro e Concepção de Luciano Draett, com Luciano Draetta e Gabriel Draetta

•Teatro para adultos: A Noiva do Defunto (Domingo 20h)

ANDAIME TEATRO UNIMEP conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodramama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando uma pesquisa iniciada pelo grupo, em 2003

Direção de Antonio Chapéu, com Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Joseane Bigaran, Maria Trevisan, Charles Mariano e André Stenico

Texto:

Luciano Netto

MTB 38.168/SP

Contato:
(13) 9753 7296 - 9605 7350

NEXTEL ID 2702*300

Nenhum comentário:

Postar um comentário