quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mês será de conscientização sobre o movimento negro


Decadie prepara mês com diversas atrações sobre a importância do negro na sociedade

Com a proposta de ampliar os conhecimentos relativos à cultura afro, “Negros em Movimento” é a união de entidades limeirenses que tem como objetivo o fortalecimento da reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. A Secretaria da Cultura preparou um mês com diversas atrações sobre a importância do dia 20 de novembro, que celebra o dia da consciência negra.

A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, através do Departamento de Cultura Afrodescendente e da Integração Ética (DECADIE), em parceria com Centro de Difusão da Cultura afro Brasileira (CDCAB), Instituto Educacional Ginga (IEG) e Conselho Municipal de interesses do cidadão negro (COMICIM).

Em coletiva à imprensa realizada na tarde de hoje, (1ª), a diretora do DECADIE, Cleusa Santos, representando o secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, divulgou a programação do mês e comentou sobre a importância do movimento negro, “O principal objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a igualdade étnica racial”, disse.

Além da diretora do departamento, estiveram presentes a diretora do Centro de Difusão da Cultura Afro Brasileira (CDCAB), Eliza Gabriel, o presidente do (IEG), José Galdino Clemente, e o presidente do COMICIM, José Benedito.

Consciência negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida em 1695 por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, o líder do quilombo dos Palmares, herói da resistência anti-escravagista. A data é a celebração da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1594.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, e também torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira, incluindo nas escolas as aulas sobre história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, com o intuito de resgatar as contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Programação

Dia 3 de novembro, sábado, às 19h30 - Abertura do mês - “Zumbi Vive”
Espetáculo musical que retrata a história da arte.
Local: Teatro Vitória
A entrada é gratuita e serão distribuídas senhas de acesso ao teatro uma hora antes da apresentação.

De 5 a 12 de novembro, exposição - “Arte na Diversidade”
O artista plástico José Galdino traz através de suas obras a diversidade étnica e cultural.
Local: Teatro Vitória, de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Dia 10, a partir das 17h – “Festival de Rap”
Limeira sedia o 1ª Festival de Rap Nacional com o tema “Das Ruas para o palco”, e traz para o encerramento do festival, o grupo Realidade Gruel. O evento é aberto à população.
Local: Parque Cidade.

Dia 17, às 20h - “7º FestiAfro”
Festival de Música Popular Brasileira, (MPB) com temática Afro. Somente com músicas de Limeira
Local: Teatro Vitória
A entrada gratuita e serão distribuídas senhas de acesso ao teatro uma hora antes da apresentação.

Dia 20, das 15h às 20h – “1º Parada Afro Cultural”
A “1º Parada Afro Cultural” tem a proposta da conscientização da arte e da cultura afro. O evento é aberto à população.
Local: Parque Cidade.

Dia 24, às 21h – “Baile da Igualdade”com os amigos do Dito
A comunidade Amigos do Dito traz uma noite com muito samba de raiz. Mais informações podem sem obtidas pelo telefone (19) 8116-2902/ 8808-9662.
Entrada: R$ 15,00
Local: Limeira Clube.

Dia 9 de dezembro, a partir das 15h, teremos mais uma edição da “Rua do Samba”, com encontro regional de samba rock. O evento é aberto à população.
Local: Praça Capitão Costa – Vila Queiroz.  

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Cultura, (19) 3451 0502 ou no blog: www.culturalimeira.blogspot.com.

Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário