terça-feira, 16 de março de 2010

Na conclusão de curso, alunas encenam Nelson Rodrigues


Elenco da peça "Dorotéia"
Alunas nos Ensaios
A apresentação realizada pelas alunas do curso de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA), coordenadas pelo professor Júlio Borgo, levou cerca de 250 pessoas ao Teatro Vitória na noite de domingo, 14 de março. A encenação marcou a conclusão do curso pelas alunas.

Porém, o resultado deverá levar o grupo a realizar novas apresentações. A avaliação é do professor Júlio Borgo, que se mostrou satisfeito com o resultado. O texto escolhido foi “Dorotéia”, um dos mais polêmicos de Nelson Rodrigues. “O texto já foi tese inclusive de trabalhos acadêmicos em Psiquiatria”, contou Júlio. Sexualidade e repressão foram discutidas ao longo de quase 80 minutos de encenação.

Nelson Rodrigues escreveu a peça em 1949. A obra encerra o ciclo mítico do autor, que a nomeou de "farsa irresponsável", classificação que até hoje provoca discussões.

As alunas não escondiam a tensão diante do desafio. Porém, demonstraram que a pesquisa e os ensaios são fundamentais no teatro, gerando um resultado que agradou o público presente. O elenco teve Giulia Lima, Juliana Garcia, Luciana Galzerano, Olívia Ornelas, Patrícia Pizani e, como atriz convidada, Natália Rodrigues. A iluminação coube a Matheus Gonçalves, figurino de Patrícia Pizani e máscaras de Alessandro Molina.

Secretário da Cultura, Adalberto Mansur elogiou a montagem. “Somente com muito trabalho é que o resultado pode ser positivo. E foi isso o que vimos no palco do teatro, dignificando Limeira e mostrando que a cultura se renova a cada dia”, afirmou Mansur.

Já o diretor da EMCEA, Juraci Soares, destacou que a montagem resultou de várias horas de oficinas e aulas. “O mundo de Nelson Rodrigues é complexo. As alunas souberam retratar esse mundo”, avaliou.

Mansur, Juraci, Júlio Borgo e alunas do curso de teatro, após encenação de "Dorotéia"

Um comentário:

  1. Olá Meninas !! Parabéns pelo trabalho e dedicação !!

    Alunas do 2º ano 2010 (Prof Júlio Borgo)

    ResponderExcluir