segunda-feira, 1 de março de 2010

Grupo de teatro limeirense é selecionado pela 2ª vez para projeto estadual

Borandá na peça "O Testamento do Cangaceiro"

O grupo de teatro "Borandá", dirigido por Carlos Jerônimo Vieira, receberá semanalmente a presença de um diretor de Teatro, para instruções e acompanhamento da montagem do novo espetáculo do grupo.

A contemplação é do "Projeto Ademar Guerra 2010", da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto tem como objetivo principal capacitar os grupos de teatro amador, dando-lhes ferramentas e mostrando as possibilidades de desenvolver os seus trabalhos com mais qualidade artística.


O conceito do projeto ressalta também a importância do estudo, da pesquisa, da experimentação, do conhecimento da realidade e do hábito da leitura como fundamental instrumento de formação intelectual; possibilitando a discussão e reflexão do fazer teatral, e dando ao grupo contemplado embasamento teórico e prático. Já é a segunda vez que o “Borandá” é escolhido para participar do projeto.


De acordo com Carlos Jerônimo, o elenco recebeu com muito entusiasmo a notícia da classificação, já que eram 60 grupos inscritos no estado, e apenas 30 classificaram-se para o projeto. Foram duas etapas de seleção: a primeira através de projeto inscrito e um vídeo; e na segunda fase, entrevista com o diretor do grupo, palestra sobre o Ademar Guerra e teste classificatório.


"Estamos muito empolgados mais uma vez para receber a visita semanal de um profissional com bastante conhecimento técnico para o novo projeto do Borandá” revela Carlos Jerônimo. O diretor do grupo revela ainda que as orientações artísticas devem ter início em breve, pois a terceira fase do projeto Ademar Guerra, é a classificação de orientadores para o projeto, e ainda não está programada a estréia do novo espetáculo.

O “Borandá” já apresentou os espetáculos “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caieiro (Fernando Pessoa); "O Testamento do Cangaceiro", retratando a transição de quem vive no campo e vai para uma cidade grande; "As Marias da Penha", drama que aborda a "Lei Maria da Penha"; e “Ameríndia”, um musical com temática indígena. Fazem parte do elenco os atores Ariane Martins, Daniel de Almeida, Hugo Delariva, Leandro Bonin, Marcelo Nascimento, Manuel Andrade, Marilene Donato, Pedro Moita e Solange Gaspar, com direção de Carlos Jerônimo.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, informou que o município apóia o projeto através de uma parceria com o estado, tornando possível que a cidade seja contemplada. "Mais uma vez Limeira confirma participação em um projeto de grande abrangência, comprovando o fato de ser uma das cidades paulistas de maior produção cultural", afirma o secretário.

Mais informações sobre o grupo "Borandá" podem ser obtidas nos telefones do Teatro Vitória: (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675 ou no e-mail: culturalimeira@yahoo.com.br.

Peça "As Marias da Penha"

Peça "Ameríndia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário