quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia contra discriminação racial terá cultura

No dia 21 de março de 1960, 69 manifestantes foram mortos a tiros no massacre de Sharpeville (África do Sul), durante protesto pacífico contra o apartheid. Em razão disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinala todos os anos esta data para chamar a atenção para a luta contra todas as formas de discriminação racial.

Limeira usará a cultura nessa ação. Um grande evento, com entrada franca, ocorrerá no Parque Cidade, ao lado do Museu da Jóia. A organização é da Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura e Decadie (Departamento de Cultura Afro-descendente e de Integração Étnica). O tema escolhido foi “Kalfani Kokayi: destinado a crescer, convocando o povo”.

Nossa intenção é usar a cultura como ferramenta no combate à discriminação e na busca da integração étnica”, disse Adalberto Mansur, secretário municipal da Cultura, durante a entrevista coletiva de lançamento do evento, na tarde desta quinta-feira, 18 de março, no Palacete Levy.

Para Mansur, a área da cultura tem diferentes produções, cabendo ao poder público abrir espaços para que essas manifestações sejam difundidas e promovam a cidadania.

O diretor do Decadie, Galdino Clemente, destacou que a programação para o domingo, dia 21, ainda está aberta, embora deva ocorrer das 9 às 18h. “Estamos recebendo muitos contatos de interessados em participar, tanto vindos do movimento negro como de outras etnias. Isso demonstra que estamos contribuindo tanto para o combate a qualquer tipo de discriminação”, declarou.

Consideramos a expressão cultural como política publica essencial para fortalecer a auto-estima e a dignidade das pessoas. É fundamental despertar consciência e respeito pela diversidade cultural que enriquece o país” disse Galdino. Segundo ele, haverá artistas, artesãos, desfile da beleza negra, grupos musicais, grupos de dança, poetas, entre outros.

Barracas comercializarão produtos alimentícios e específicos, como bonecas negras. Entidades também farão ações de cidadania. Ainda haverá oficinas voltadas ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário