quinta-feira, 18 de março de 2010

Sinfônica recebe 18 músicos da Universidade Federal de Uberlândia

Dezoito músicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) integrarão a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) no primeiro concerto da Temporada 2010 que ocorre hoje a noite, às 20h30, no Teatro Vitória. Eles são alunos do curso de Música da faculdade e aceitaram o convite do maestro Rodrigo Müller para participarem da apresentação. Para retribuir a visita, a Orquestra de Limeira também percorrerá os 440 quilômetros até Uberlândia em um concerto marcado para ocorrer no dia 10 de abril.

Segundo Müller, o grupo de intercambistas chegou de viagem ontem. Ele é composto por 15 instrumentistas de cordas, 2 percussionistas, mais um professor da universidade que será o solista convidado para o concerto. Trata-se do violoncelista Kayami Satomi Farias. Ele executará o concerto em Si Menor para Violoncelo de Antonín Dvorák. "É um dos concertos mais importantes e difíceis para violoncelo", destaca o maestro.

Farias é bacharel em música e concluiu seu mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha, onde se formou com nota máxima. Participou também de orquestras em vários países da Europa, como Polônia, França e Itália. Em julho 2007 foi solista do concerto de Elgar, em Berlin, sob a regência de Constantin Alex. 

Além de músico, Farias é professor efetivo da UFU, diretor artístico e regente da Orquestra Camargo Guarnieri e do UDI Cello Esemble. Como violoncelista, ele coleciona vários cursos e festivais em sua carreira, que teve início aos quatro anos de idade com sua mãe, também musicista. 

MÚSICA DE CÂMARA

Outro destaque para a apresentação de hoje é o lançamento do projeto "Música de Câmara", que será realizado antes do início do concerto, às 20h, no hall de entrada do teatro. De acordo com Müller, o grupo de trombones e tuba da orquestra fará uma breve apresentação na entrada para abrir a apresentação. "A intenção é fazer com que cada concerto do ano tenha um grupo para abrir a apresentação. É uma novidade na região e que aproxima o público da orquestra", define. 

1º Concerto da Temporada 2010

18 de março, quinta-feira

Local: Teatro Vitória

Horário: 20h30

Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)


Créditos: Felipe Furlanetti

Assessoria de Imprensa

Orquestra Sinfônica de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário