segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Orquestra apresenta a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff


No mês de setembro a orquestra traz um espetáculo grandioso e inédito na cidade, trata-se da cantata “Carmina Burana” do compositor Carl Orff, que se realizará no mês de aniversário da cidade, nos dias 20 e 21 às 20h30, no Teatro Vitória.

O compositor alemão Carl Orff musicou alguns dos Carmina Burana, compondo uma cantata homônima. Com o subtítulo “Cantiones profanae cantoribus et choris cantandae”, a obra, por suas características, pode ser definida também como uma “cantata cênica”.


A cantata é emoldurada por um símbolo da Antiguidade — a roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança, mas não apresenta uma trama precisa.

A obra é estruturada em prólogo e duas partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna na qual desfilam vários personagens emblemáticos dos vários destinos individuais. Na primeira parte se celebra o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera - “Veris laeta facies” ou a alegria da primavera. Na segunda, “In taberna”, preponderam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho e do amor(“Amor volat undique”), culminando com o coro de glorificação da bela jovem (“Ave, formosissima”). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna (“O Fortuna, velut luna”).

O concerto
 O espetáculo terá como regente o Maestro Rodrigo Müller, três solistas, dos quais serão Elisabete Almeida (soprano), Guga Costa (tenor), Vinícius Atique (barítono) e dois coros, Madrigal Vivace (Vasti Atique – regente) e Coro Contemporâneo de Campinas (Ângelo Fernandes – regente) e a Orquestra Sinfônica de Limeira.

Os ingressos já estão disponíveis para venda na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações sobre o concerto “Carmina Burana” no site www.sinfonicadelimeira.com ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas , Foz do Brasil,  Printness Soluções e CAMPL.

Cartaz. Crédito: Divulgação.

Sociedade Pró Sinfônica de Limeira 
(Orquestra Sinfônica de Limeira)
www.sinfonicadelimeira.com
Rua Senador Vergueiro 122 Centro Limeira
Tel: 19- 3451-2750

Nenhum comentário:

Postar um comentário