terça-feira, 25 de setembro de 2012

Palacete Levy está aberto ao público

Após as obras de restauro e reforma do Palacete Levy, no centro de Limeira, que durou cerca de dois anos, o prédio está novamente aberto ao público. A abertura oficial do prédio com as novas instalações ocorreu nesta segunda-feira, 24 de setembro.

As obras do Palacete Levy tiveram início no mês de agosto de 2010 e foram finalizadas em junho de 2012. O restauro foi feito pela Prefeitura de Limeira por meio das Secretarias Municipais da Cultura e de Obras e Serviços Urbanos, através da contratação da empresa Eppo Saneamento Ambiental e Obras.


A cerimônia de abertura ao público contou com a presença dos secretários municipais da Cultura, Evandro Leite da Silva, de Obras e Serviços Urbanos, Dagoberto de Campos Guidi, e de Comunicações, Luiz Biajoni, do especialista em restauro da empresa Eppo, Salvador de Cápua, do diretor da Oficina Cultural Regional “Carlos Gomes”, Robson Trento, de funcionários da Secretaria da Cultura e da Imprensa local.

Representando o prefeito Orlando José Zovico, o secretário da Cultura agradeceu o empenho de todos e disse estar muito contente com a entrega do prédio: “este é um presente para Limeira. É uma grande satisfação podermos utilizar novamente o prédio, agora muito melhor e mais bonito que antes”, disse Silva.


Já para Guidi, “é uma alegria ver esta obra, da qual fui fiscal, completa, além de como secretário de Obras poder entrega-la à cidade”. Para Trento, diretor da Oficina Cultural, “será muito bom voltar ao prédio, que é marco da cultura de Limeira”.

Restauro
Segundo o especialista Salvador de Cápua, a obra de restauro foi muito planejada, para que o prédio mantivesse suas características, mas também abrigasse estrutura para atender às necessidades da modernidade, como elevadores, fiação elétrica e equipamento contra incêndio. “Esse trabalho é o resgate de uma obra de arte histórica e intervenções sem critério poderiam prejudicar a beleza e o significado do prédio”, explicou.


Durante a obra foram realizadas as seguintes ações:

- A substituição das telhas de fibrocimento por telhas de barro tipo francesas, conforme as originais, e colocação de manta impermeabilizante, além da troca do madeiramento que estava afetado por cupins;

- Substituição das peças do forro, que formam desenhos bem detalhados, por peças novas nos mesmos padrões das originais. Os demais forros foram substituídos pelo mesmo modelo anterior, do tipo saia e camisa, e receberam tratamento contra cupins;

- Substituição do piso superior de madeira nos mesmos padrões originais e recuperação do desenho existente no hall de entrada de uma rosa dos ventos;

- Recuperação de todas as portas e janelas;

- Recuperação dos balaústres da escada principal e reposição das peças faltantes;

- Restauração dos ornatos decorativos da fachada, que estavam deteriorados pelo tempo e por infiltrações;

- Após a prospecção das paredes, encontraram-se pinturas decorativas que foram deixadas a mostra e reproduzidas no restante do ambiente.

O valor total da obra empregada na reforma e restauração do prédio histórico foi de R$ 2,9 milhões.

História
O prédio, construído em 1881, teve vários proprietários e, desde 1997, passou a ser ocupado pela Secretaria da Cultura e Turismo e Eventos de Limeira e pela Oficina Cultural Regional Carlos Gomes. Além de desenvolver a parte administrativa da Secretaria, o prédio passou a abrigar eventos artísticos que o caracterizaram como um ponto de produção cultural, valorizando sua história para os frequentadores do local.

Evento
Para celebrar a abertura do prédio ao público, o local recebe a “II Semana do Canto Lírico”, evento oficial do calendário do município, que conta com diversas apresentações musicais gratuitas em locais diferentes da cidade.

A entrada é gratuita e a classificação é livre. Além do Palacete Levy, as Igrejas da Boa Morte e Catedral também receberão apresentações.

"II Semana do Canto Lírico"
Dias: terça, quarta, quinta e sexta-feira, 25, 26, 27 e 28 de setembro.

Horário: 20h.
Locais: Palacete Levy, na Igreja da Boa Morte e na Igreja Catedral.

*Fotos: Palacete Levy. Crédito: Wagner Morente. 

Secretaria de Comunicações
Prefeitura Municipal de Limeira
(19) 3404 9623



Nenhum comentário:

Postar um comentário