quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Obra de José Saramago e versão de José Mena Abrantes é encanada no Teatro Vitória



Uma obra do renomeado escritor José Saramago, “Caim”, e versão livre de José Mena Abrantes, dá vida ao espetáculo “A errância de Caim”. O espetáculo será neste sábado, 15, às 18h, no Teatro Vitória. A peça, que faz parte do VII Circuito de Teatro em Português, conta do que teria eventualmente acontecido com Caim (filho de Adão) depois de ter sido condenado por Deus a andar errante pelo mundo, como castigo por ter assassinado o seu irmão Abel.


Como a Bíblia é omissa a esse respeito, Saramago põe Caim a deambular não só pelo espaço, mas também pelo tempo, o que lhe permite ser testemunha de todos os principais episódios relatados no Velho Testamento.

Caim estará, desta forma, presente no sacrifício de Isaac, na construção da Torre de Babel e da Arca de Noé, na destruição de Sodoma e Gomorra, no encontro de Moisés com Deus no Monte Sinai, no flagelo de Job, entre outras.

Em todas essas ocasiões, ele questiona a intervenção divina, estabelecendo a comparação com o seu próprio crime. Ele não compreende, por exemplo, que Deus não poupe as crianças inocentes em Sodoma, que obrigue um pai a sacrificar um filho único ou que atormente Job, apenas para testar a sua fidelidade e devoção.


No elenco estão,  Virgílio Capomba, Adorado Mara, Cláudia Púkuta, Nelson Odalisca, Yarú Cândido, Honório dos Santos, Correia Pelinganga, Cláudia Nobre, Madaleno Fonseca, Mayer Muhumbi, coreografia, José Mena Abrantes.

A peça conta como o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é de 14 anos, e a duração do espetáculo é de 80 minutos. A entrada é franca.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do Vitória, (19) 3451 6679, ou no blog da Cultura, www.culturalimeira.bliogspot.com.

*Fotos do espetáculo. Crédito: Divulgação.

Luane Tenório – Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura




Nenhum comentário:

Postar um comentário