segunda-feira, 21 de junho de 2010

Concerto sinfônico no parque inova e ganha elogios



O Parque Cidade teve uma manhã diferente no último domingo, dia 20 de junho. A apresentação da Orquestra Sinfônica de Limeira foi assistida por aproximadamente 400 pessoas. A inovação da apresentação ao ar livre recebeu elogios.

Para isso, as secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos se uniram. O repertório totalmente brasileiro foi captado por aparelhagem de som, o que garantiu que o público acompanhasse com nitidez o trabalho desenvolvido pela orquestra. Pessoas que se postaram no entorno do palco ao lado do Museu da Joia, como em quiosques e sombra de árvores, puderam ouvir os acordes, iniciados pela ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e que se estenderam até por volta das 12h30.

O prefeito Silvio Félix, a primeira-dama Constância Félix e os secretários Adalberto Mansur (Cultura) e Marcos Camargo (Turismo e Eventos) estavam presentes.

“Esse espetáculo mostra que uma das vocações do parque é a Cultura”, disse Silvio Félix. Para o prefeito, os projetos – como a da nova Biblioteca Municipal, que será construída no prédio onde funcionou o Ceprosom – mostram a intenção da prefeitura em aproveitar espaços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Já Adalberto Mansur apontou a tendência de os grupos formados na secretaria e mesmo aqueles que integram ações apoiadas pela Cultura passarem a ocupar essas áreas, dentro da proposta de descentralização das ações e da formação de público. “Será uma forma não apenas de levar cultura a quem já conhece, mas também de garantir acesso a quem, por exemplo, nunca viu uma orquestra sinfônica”, afirmou.

Marcos Camargo, por sua vez, destacou a integração das ações. O Museu da Joia, que é ligado a sua secretaria, estava aberto ao público.

Maestro da Sinfônica de Limeira, Rodrigo Müller declarou que o concerto foi “um sonho”. “Outras orquestras realizam apresentações ao ar livre. Em São Paulo é muito comum. Vamos voltar ao parque”, declarou Rodrigo. Um dos destaques da apresentação, montada a partir de compositores brasileiros, foi o momento em que os músicos soltaram a voz e cantaram o refrão da música “Paraíba”, de Luiz Gonzaga.

A Prefeitura e a Sociedade Pró-Sinfônica mantêm um convênio que garante o funcionamento da orquestra e a Escola Livre de Música. No próximo domingo, dia 27, deverá ocorrer nova apresentação no parque, desta vez com a “Rua do Samba”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário