quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em Artes Visuais, limeirense garante vaga para fase estadual; agora, dança representa a cidade

Fotografias com o título “Da Série Sintoma”, de autoria do artista limeirense Gilio Mialichi, foram selecionadas para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Abaçaí Cultura e Arte. As imagens estão na exposição no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (Cedoc), em Santa Bárbara D ´Oeste, que segue até o próximo dia 27. O anúncio dos classificados para a fase final do Mapa e a abertura da exposição ocorreram no último sábado, 12.


Desta forma, Mialichi confirma o favoritismo aos seus trabalhos, que chamam a atenção pela forma que o artista se expressa através das artes visuais. Sejam nos traços fortes e emocionantes ou na sensibilidade ao registrar e idealizar as imagens. “Trata-se de um artista com grande repertório, inovador e criativo. Gilio é um artista antenado com a arte contemporânea”, afirmou o secretário da Cultura, José Farid Zaine. Mialichi é professor de artes plásticas para a Secretaria da Cultura.

Gilio Mialichi ao lado das suas fotos "Da Série Sintoma". Créditos - Divulgação.

Segundo regulamento do Mapa, todos os artistas selecionados para a fase estadual de artes visuais participarão do catálogo que será produzido pelos organizadores, tendo seus trabalhos divulgados em todo o Estado de São Paulo. Dentre os artistas selecionados, serão escolhidos até 15 que receberão o “Prêmio Estímulo” de R$ 1,2 mil.

Além de Mialichi, quem for até o Cedoc (localizado na Avenida João Ometto, 118 – Jardim Panambi) pode ver obras dos artistas limeirenses: Maicon Medeiros da Silva, Flávia Pozzobon da Rocha Gomes, Paulo Henrique Matiazi (Anjo Negro) e Ana Michele Roland.

Quem também já participou da fase regional do Mapa foi o coral Thulany, no último dia 5. Porém, até o momento, a organização do Mapa não revelou os classificados nesta modalidade. “Estamos felizes com os resultados obtidos com a nossa apresentação. Temos outros concorrentes fortíssimos na área, mas fizemos bonito quando cantamos”, afirmou Cleusa dos Santos, do coral.


Boteco e Dança
Chegou a vez agora da Limeira Cia de Dança representar o município na categoria de dança neste sábado, 19, na cidade de São José do Rio Pardo. A direção artística é de Gláucia Bilatto (que é a presidente da associação de dança) e Graciela Oliveira.

Limeira Cia de Dança representa dança no Mapa Cultural. Créditos - Paulo Pedron.

Segundo Gláucia, a criação da coreografia “Conversa de Botequim” (que está no Mapa) teve início em maio deste ano. “O processo coreográfico aconteceu da ideia de cada bailarino brincar com latas de cerveja e refrigerante dentro de um bar, com inspiração na letra da música 'Conversa de Botequim', do compositor brasileiro Noel Rosa”, explicou.
Participam do “Conversa de Botequim”: Bruna Borges, Carla Pizani, Fernanda Silva, Giovanna Franco Menegueti, Janaína Adele Lussier, Maiara Colombera, Juliana Perez, Iany Catherine, Raissa Tomasin, Aline Savazzi, Thalita Rodrigues, Abner Ivan Leme e Zeca Jhones Oliveira.

“O Mapa é um espaço que permite ao artista a experimentação. Ao demonstrar ao público o resultado de um trabalho, se espera a troca, independente da reação do público e jurados. Portanto, é importante a existência eventos como o Mapa Cultural Paulista para que novos trabalhos possam ser prestigiados”, afirmou Gláucia.


Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Um comentário:

  1. amo artes,,gostaria muito de interagir com os conhecimentos de vcs de limeira..

    ResponderExcluir