quarta-feira, 23 de junho de 2010

Limeira realizará “Mostra do Samba”



Grupos de samba e pagode de Limeira, reunidos na noite do dia 22 de junho, definiram a realização de uma mostra desse estilo musical. A mostra, reunindo a produção do samba na cidade, ocorrerá na segunda quinzena do mês de agosto. Um espaço público será escolhido para abrigar a apresentação de vários grupos e artistas.

Já uma comissão de lideranças do movimento discutirá medidas de incentivo à difusão do samba. A comissão se reunirá com a Secretaria Municipal da Cultura, para definir detalhes da mostra e outras iniciativas necessárias à difusão.

A reunião, ocorrida no Palacete Levy, foi a segunda promovida pela secretaria. Além dos representantes dos grupos, estavam presentes o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, o diretor do Departamento de Cultura Afrodescendente e de Integração Étnica (Decadie), Galdino Clemente, e funcionários da secretaria.

A primeira reunião ocorreu no dia 15 de junho, quando os grupos optaram por conversar entre si para definir as necessidades da área. Na reunião deste dia 22, alguns dos itens citados foram a necessidade de espaços para shows e a melhoria nas informações sobre a legislação que regulamenta essas apresentações. Também houve discussão sobre ações que capacitem os músicos quanto às origens do samba.

A mostra, como ferramenta para divulgação, foi aprovada pelos grupos. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, fornecerá o local e a estrutura para a mostra. O formato da apresentação será definido pela comissão de lideranças.

Mansur explicou que a secretaria também formará um cadastro desses grupos, como ocorrerá em outras áreas da cultura. “Vamos fomentar apresentações na cidade. A mostra é uma das ações. Também indicaremos os grupos de melhor qualidade para outras secretarias e para produtores de eventos”, afirmou.

Os grupos também prestigiarão outro projeto na área, que ocorrerá em Limeira neste domingo, 27 de junho. A Secretaria Municipal da Cultura realizará a segunda edição da “Rua do Samba”, no Parque Cidade, a partir das 16h.

O projeto é idealizado pelos músicos integrantes da primeira formação do grupo Pagodeando, que fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990. Em formato de roda de samba, a iniciativa tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário