segunda-feira, 28 de junho de 2010

Samba, banda e orquestra marcam fim de semana cultural



Limeira viveu um final de semana repleto de atrações para o público. A música foi a principal marca. A variedade de ritmos também constou da pauta da Secretaria Municipal da Cultura.

No teatro Vitória, os alunos da Escola Livre de Música (ELM) se apresentaram como parte do concerto de encerramento do primeiro semestre de 2010. Nos dois dias, subiram ao palco cerca de 300 estudantes dos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompa, trompete, trombone, percussão e viola caipira.

Parte deles fez sua estreia em um palco, na noite de sexta-feira e na manhã e noite de domingo, 25 e 27 de junho. Eles frequentam os cursos mantidos pela Prefeitura, Secretaria da Cultura de Limeira e Sociedade Pró-Sinfônica. As aulas ocorrem no Palacete Levy.

Também chamou a atenção do público a retreta da Corporação Musical “Artur Giambelli”, no domingo, 27, no coreto da praça Toledo Barros. Os músicos trajavam com roupas típicas das festas juninas.

Sucessos da música sertaneja foram executados. As retretas são uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, com entrada franca todos os domingos, a partir das 10h30.

Já a segunda edição da “Rua do Samba”, no Parque Cidade, reuniu cerca de 300 pessoas. Músicos da primeira formação do grupo Pagodeando, que fez sucesso nos anos 1980 e 1990, cantaram sucessos desse estilo da MPB.

O formato do projeto, as tradicionais rodas de samba, também caiu no gosto do público, cuja entrada foi gratuita. A apresentação ocorreu ao lado do Museu da Joia, que estava aberto para a visitação, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

Em breve, a Secretaria da Cultura e o Departamento de Cultura Afrodescendente e de Integração Étnica (Decadie) devem realizar novas iniciativas voltadas ao samba.

Representando o prefeito Silvio Félix e a primeira-dama Constância Félix, que estavam em viagem, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, acompanhou parte das apresentações. “A secretaria investe tanto na formação de novos músicos, como na garantia de espaços para que os artistas se apresentem, como ocorreu com o samba e as bandas”, destacou Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário