O Palacete Levy foi sede de uma reunião envolvendo grupos de pagode e samba de Limeira. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre artistas e produtores culturais envolvidos neste segmento da música popular brasileira. Temas envolvendo a difusão do samba foram discutidos durante o encontro, que durou uma hora e meia.
O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, esteve presente, ao lado dos diretores da secretaria, Fábio Ribeiro da Silva e Galdino Clemente. A assessoria do vereador Antônio Brás Piuí, que dirige uma comissão sobre Carnaval na Câmara Municipal, também participou do encontro.
Durante a reunião, os integrantes do grupo relataram suas atividades. Ao mesmo tempo, apontaram a necessidade da ampliação dos espaços nos quais possam se apresentar, bem como alternativas para que esse avanço ocorra dentro da legislação vigente. Outra reivindicação foi a realização de oficinas voltadas à formação.
“Fizemos a reunião justamente para ouvir os grupos. Saí satisfeito, pois senti que Limeira tem uma produção nessa área que é conhecida apenas parcialmente”, disse Mansur.
A reunião apontou que Limeira abriga hoje sambistas com letras ou CDs gravados, compositores e músicos vindos de localidades como Rio Claro, Piracicaba, Cosmópolis e Campinas, sem contar os limeirenses que atuam na cidade e na região. Dirigentes de casas noturnas que apresentam sambistas entre suas atrações também participaram.
O secretário conclamou os grupos a se organizarem, para que possam participar das atividades realizadas pela prefeitura. Ao mesmo tempo, informou do cadastro cultural, que será iniciado em breve. Ainda conclamou à participação em festivais como o “Canta Limeira”, cujas inscrições vão até dia 18 de junho.
Como a maior parte dos presentes representava grupos com vários integrantes, um novo encontro será realizado no dia 22 de junho, às 19h30, no Palacete Levy, para que as propostas vindas desses artistas e produtores sejam definidas. A reunião é aberta a todos os interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário