sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fernanda Montenegro chega a Limeira e coroa 8o. Festival Nacional de Teatro com única apresentação



Após 20 anos sem estar nos palcos do interior, atriz faz turnê gratuita promovida pela Secretaria de Estado da Cultura


Dirigido por Felipe Hirsch e encenado por um dos nomes mais respeitados da dramaturgia brasileira Fernanda Montenegro, o monólogo “Viver Sem Tempos Mortos” será apresentado dia 17 de agosto, às 20h, no Teatro Vitória, quando ocorre a abertura oficial da oitava edição do Festival Nacional de Teatro. O espetáculo integra a rota do Circuito Cultural Paulista, que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e co-produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).
Há 20 anos a atriz não se apresentava no interior de São Paulo e agora é levada a nove cidades do interior, sendo Limeira contemplada para receber essa grande atriz da televisão e do teatro brasileiro: uma referência nacional.

"Em boa hora a Secretaria de Estado da Cultura viabiliza a nossa presença com o espetáculo ‘Viver Sem Tempos Mortos’, em cidades tão vigorosas culturalmente falando. Para nós, essa oportunidade é um privilégio que agradecemos", confessou Fernanda.
O sucesso de público e a organização precisa dos projetos foram elementos que colaboraram para que a cidade fosse agraciada pela Secretaria de Estado da Cultura com a vinda do monólogo à agenda cultural do município. Em maio, Limeira acompanhou “O Libertino”, interpretado por Cássio Scapin e grande elenco, que lotou o Teatro Vitória e encantou o público. Em junho, foi a vez da cantora Tulipa Ruiz, que arrastou muitos limeirenses ao Parque Cidade, local onde foi realizado o show.
Secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva avalia o avanço cultural da cidade e comemora. “Para nós, ter Fernanda Montenegro no palco do Vitória é motivo de orgulho e satisfação, além de ser a coroação de um trabalho exaustivo e de muito empenho por parte de toda a secretaria”.  
“Viver Sem Tempos Mortos” é um espetáculo inspirado nas correspondências da pensadora francesa Simone de Beauvoir. O encontro da atriz com a compilação dos escritos de Beauvoir é uma modesta aproximação com o pensamento dessa grande e inesgotável ensaísta, que revolucionou a visão do mundo feminino no século XX. Para atingir diretamente o público, o diretor optou por um cenário limpo, iluminação comedida e trilha sonora pontual, tudo em função da palavra, para que o pensamento se sobressaia. O público, portanto, poderá presenciar a impecável e admirável atuação de Fernanda Montenegro em toda a sua intensidade.

Sobre a atriz
Iniciou a carreira aos 15 anos de idade, na Rádio Ministério da Educação e Cultura. Estreou em teatro no ano de 1950, ao lado de Fernando Torres, com quem desenvolveu durante 60 anos uma intensa experiência de vida, presença cultural e teatral neste país. Fernanda Montenegro participou de dezenas de espetáculos teatrais, compreendendo autores como Miguel de Cervantes, Molière, Martins Pena, Pirandello, O’Neal, Beckett, Durrenmatt, Harold Pinter, Nelson Rodrigues, Guarnieri, Artur Azevedo, Millôr Fernandes, Silveira Sampaio e tantos outros. Sua última produção, ainda em cartaz pelo Brasil, é o espetáculo “Viver Sem Tempos Mortos”. Sua estreia em cinema se deu na produção “A Falecida de Nelson Rodrigues”, em 1964, com direção de Leon Hirszman.

Em 1999 teve grande repercussão no filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, recebendo o Urso de Ouro em Berlin e indicada ao Oscar de melhor atriz. Na televisão, foi a primeira atriz contratada da extinta TV Tupi Rio, no ano de 1951. De 1955 a 1966 fez parte do grande Teatro Tupi. Em 1981 estreou na TV Globo, com destaque em novelas e minisséries, como a novela “Guerra dos Sexos”, de Silvio de Abreu, em 1983. Seu trabalho mais recente foi na novela “Passione”, também de Abreu, em 2010/2011.

O Circuito Cultural Paulista é um programa mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras envolvidas, que busca democratizar o acesso aos espetáculos de qualidade, levando-os em turnê gratuita a cidades do interior de São Paulo. Ao todo, são oito meses de atividades culturais gratuitas, contabilizando 616 atrações.

A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo é gratuito e os ingressos estarão disponíveis somente nos dias 14 e 15, das 17h às 20h (ou até que se esgotem), sendo permitida a retirada de apenas dois ingressos por pessoa.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do Vitória, (19) 3451 6679, e na própria Secretaria, pelo telefone 3451-0502, ou através do blog www.culturalimeira.blogspot.com.
*Nota: Em anexo, foto da atriz e cartazes do evento. Crédito: Divulgação.
Luane Tenório - Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário