quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VIII FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO

Confira a programação:

*Espetáculo convidado:
Abertura, “Viver Sem Tempos Mortos” com Fernanda Montenegro.
Sinopse: “Viver Sem Tempos Mortos” é um monólogo inspirado nas correspondências da pensadora francesa Simone de Beauvoir. O encontro da atriz com a compilação dos escritos de Beauvoir é uma modesta aproximação com o pensamento dessa grande e inesgotável ensaísta, que revolucionou a visão do mundo feminino no século XX. Para atingir diretamente o público, o diretor optou por um cenário limpo, iluminação comedida e trilha sonora pontual, tudo em função da palavra, para que o pensamento se sobressaia. O público, portanto, poderá presenciar a atuação de Fernanda Montenegro em toda a sua intensidade.
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia: 17/08 - 20h
Local: Teatro Vitória
*A realização do espetáculo “Viver Sem tempos Mortos” é da Secretaria do Estado da Cultura, através do projeto Circuito Cultural Paulista em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e co-produção da Associação dos Amigos da Arte. 

“A Noiva e o Defunto” – Grupo Andaime de Teatro – Piracicaba – (SP)
Sinopse: Uma comédia portuguesa de domínio público, que conta a história de um homem que é confundido com o seu primo que acaba de morrer e que era noivo de uma jovem encalhada. A confusão está formada. A encenação é um misto de farsa e melodrama.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 18/08 - 10h
Local: Praça Toledo Barros

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” – Cia Promissória – Rio de Janeiro (RJ)
Sinopse: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, narra a história da saga de Manuel e Rosa que levam a vida à mão, à enxada e aboios – tangendo sempre boiada alheia. De um lado, Santo Sebastião, responsável por empregados de grandes coronéis, de outro lado, Coronéis latifundiários, e seus interesses.
Classificação indicativa: 16 anos.
Dia: 18/08 - 20h
Local: Teatro Vitória

“Ciranda das Flores” - Cia. Prosa dos Ventos – São Paulo (SP)
Sinopse: “Ciranda das Flores!” conta o amor platônico de uma jardineira e um semeador, que é o ponto de partida para a gostosa cantoria da peça. A dupla tenta de todas as formas declarar seus sentimentos, através de momentos divertidos e muita cantoria.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 19/08 – 14h
Local: Teatro Vitória

“Apareceu a Margarida” - Flores de Jorge Cia. Cênicas – Belo Horizonte (MG)
Sinopse: “Apareceu a Margarida” um monólogo que traz a imagem da tirânica professora Margarida, que se utiliza de um amplo leque de recursos, desde a sedução e a chantagem, passando pela demagogia até a repressão aberta, para maltratar a sua turma de alunos e envolvê-la nos seu universo desvario.
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia: 19/08 – 20h
Local: Teatro Vitória

“Polenta com Radite” - Cia. Entreato – Rio de Janeiro (RJ)
Sinopse: “Polenta com Radite” é ima história de amor entre duas pessoas de culturas diferentes, um imigrante italiano que não acredita mais na vida e uma jovem romântica brasileira que só acredita na vida.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 20/08 – 14h
Local: Teatro Nair Belo

“Território Banal” - Companhia Azul Celeste – São José do Rio Preto (SP)
Sinopse: “Território Banal” aborda assuntos do universo da criação, e é pontuado pela reflexão sobre a representação, a hipocrisia e a distância entre o discurso e a prática.
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia: 20/08 - 20h
Local: Teatro Vitória

“As Aventuras do Lobo Mau” - Cia. Teatro Sem Lona – Paraná (PR)
Sinopse: “As Aventuras do Lobo Mau” uma comédia irreverente que busca a cumplicidade da criança por meio de estripulias teatrais com linguagem circense, através de quatro figurinhas, os clowns.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 21/08 – 10h
Local: Canteiro Central - Praça localizada na Avenida Frei João das Mercês (em frente à Escola Arlindo Sivestre), Parque Nossa Senhora das Dores.
           
“Leila Baby” - Cemitério de Automóveis – São Paulo (SP)
Sinopse: “Leila Baby” conta a história de Leila, uma jovem sonhadora de dezenove anos, que vem do interior para a capital de São Paulo, para fazer cursinho e prestar vestibular de jornalismo. De forma inesperada ela conhece Otávio, um jovem cético que coloca em cheque seus sonhos, anseios e carências. Ambos começam uma improvável relação, fadada ao fracasso.
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia: 21/08 – 20h
Local: Teatro Vitória

“Pinocchio – Olhos de Madeira” - Cia Arte Móvel – Americana (SP)
Sinopse: “Pinocchio – Olhos de Madeira” conta através de bonecos, máscaras, sombras, marionetes e diversos objetos a história do menino mentiroso, Pinocchio. Transformando os espaços e dando vida os personagens até o inesperado verdadeiro motivo que impulsiona a viver.
Classificação indicativa: 06 anos.
Dia: 22/08 – 10h
Local: Teatro Nair Belo

“Parô Palhaçada!” – Os Profiçççionais – Ribeirão Preto (SP)
Sinopse: “Parô Palhaçada! Um trio de palhaços incrivelmente divertido e afinado, Tiba, Manteguinha e Ching Ling, revivem décadas de ouro da comédia de picadeiro, apresentado um humor leve e inteligente.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 22/08 – 14h
Local: Praça Benedito Araújo Silva (Parque das Nações - CECAP)

“O Comecím das Coisas” - La Cascata Cia. Cômica – São José dos Campos (SP)
Sinopse: “O Comecím das Coisas” conta a história da criação divina a partir do Vale do Paraíba, onde Deus ponteando sua viola compôs o mundo. “No comecím das coisas Deus fez o céu e a terra e durante sete dias de dura lida brotou de suas mãos o milagre da vida”.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 22/08 - 20h
Local: Teatro Vitória

“A Catadora de Sonhos” - Cia. de Teatro no Terraço – Rio de Janeiro (RJ)
Sinopse: “A Catadora de Sonhos” conta a história de uma menina atrevida, destemida e decidida que sai em busca de seu sonho, que é encontrar a sua mãe. Um conto popular, que com humor e ternura infantil, tem alegria de nos emocionar.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 23/08 – 10h
Local: Teatro Nair Belo

“O Despertador” – Pequena Companhia de Teatro – Limeira (SP)
Sinopse: “O Despertador” escrito pelo dramaturgo, ator e diretor Dario Fo. O texto narra a história de uma mulher que é mãe e esposa. O monólogo toca de forma cômica e singela os desafios da vida e daquilo que nos torna seres humanos.
Classificação indicativa: 12 anos.
Dia: 23/08 - 20h
Local: Teatro Vitória

“Orlando!” - Fantástica Companhia de Teatro – Rio de Janeiro – (RJ)
Sinopse: “Orlando!” é uma conversa com Virgínia Woolf. Inspirados por suas palavras, seus temas, suas imagens, fazemos a nossa história, a nossa própria criação. “Orlando!” é uma história de amor e um conto de fadas.
Classificação indicativa: 16 anos
Dia: 24/08 – 20h
Local: Teatro Vitória

“Julia”- Grupo de Teatro Cirquinho Revirado – Criciúma (SC)
Sinopse: “Julia” uma mulher das ruas, Palheta, seu fiel escudeiro, é que a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida. Realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde a mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. 
Classificação indicativa: 13 anos.
Dia: 25/08 – 10h
Local: Praça Toledo Barros

“Sobre Anjos & Grilos” - Companhia de Solos & Bem Acompanhados – Porto Alegre – (RS)
Sinopse: “Anjos & Grilos” é um espetáculo cômico, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, contam e interpretam trechos, poemas de Mario Quintana, falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, entre tantos os outros textos do escritor.
Classificação indicativa: Livre.
Dia: 25/08 – 20h
Local: Teatro Vitória

Encerramento, dia 26, às 19h – “A Feiticeira” – Núcleo de Vivência Teatral da cidade de Iracemápolis, direção Daniel Martins.
Sinopse: Neste exercício cênico, os atores costuram diversos contos do dramaturgo Anton Tchekhov para compor uma trama delicada, formada por pequenas histórias, aparentemente independentes, mas que se intercalam e se comunicam com o público. Crises conjugais, amores inconfessáveis, sentimentos silenciados e idéias oprimidas aparecem em “A Feiticeira”, formando um retrato particular sobre o comportamento humano, especialidade de Tchekhov.
Classificação indicativa: Livre. Recomendado para maiores de 10 anos
Dia: 26, às 19h                      
Local: Teatro Vitória

*Jurados:
Moarcir Ferraz é ator, diretor e mestre em Artes pela Unicamp. Integrante da Boa Companhia. Já se apresentou em países como Alemanha, Inglaterra e Portugal.
Mariana Coral é atriz, bailarina, diretora e produtora de Teatro.  Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP e especializada em Arte Crítica e Curadoria pela PUC/São Paulo. Participou da formação da Cia Zero Zero de Teatro, de Campinas.
Matteus Melo é dramaturgo, diretor e ator, com mestrado em Artes pela Unicamp. Atuou como orientador de Teatro e de Ação Cultural do Projeto Ademar Guerra e como curador do XVIII Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário