sexta-feira, 6 de maio de 2011

Limeira é palco da 1ª Mostra de Dança; grupos classificados ganharão R$ 1 mil

Reivindicação antiga dos grupos e das escolas de dança de Limeira, o município abre inscrições para a 1ª Mostra de Dança, com o objetivo – neste momento – de exibir ao público o que tem sido produzido na área por dançarinos limeirenses. Os interessados podem tentar vaga no evento, preenchendo ficha de inscrição e entregando material solicitado pela organização até o dia 20 de junho. A Mostra ocorre de 27 a 31 de julho, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.

Os objetivos da Mostra são promover o intercâmbio entre escolas de dança, grupos da cidade e o público, e destacar e divulgar novos talentos, além de valorizar a dança em todos os estilos e incentivar as manifestações culturais. Todos os bailarinos participantes devem ser residentes em Limeira, com a devida comprovação. Cada escola ou grupo selecionado terá de 40 a 60 minutos para realizar a apresentação.

Além da ficha de inscrição, deverão ser entregues DVD com a gravação do trabalho, cinco fotos do espetáculo de dança, um currículo do diretor, material publicitário sobre a escola ou grupo, release e sinopse do espetáculo e mapas de luz, som e palco. Autorizações do Sbat e Ecad e de uso de imagem também deverão ser entregues no ato da inscrição, que é gratuita.

Entre todos os trabalhos inscritos, haverá uma comissão que selecionará até sete espetáculos de dança que integrarão a Mostra. Cada um deles recebe R$ 1 mil como ajuda de custo e apoio ao trabalho.

O secretário da Cultura e idealizador da Mostra, José Farid Zaine, explicou que esse será o passo inicial para que nos próximos anos grupos regionais e até de outros estados possam participar da Mostra. “Não queríamos esperar muito para realizarmos esse evento, pois em Limeira há tantos talentos dessa área que buscam reconhecimento”.

Para ele, a aceitação popular do projeto deve ser grande. “Limeira tem ótimas projeções na área de dança. Bailarinos e bailarinas perfeitos que comprovam que a cidade é rica nesse aspecto. Essa primeira Mostra vai ampliar a nossa visão sobre o tema, que deve ser ainda melhor elaborado nas próximas edições”.

Farid adiantou ainda que a Mostra, embora com selecionados, não terá o apelo competitivo, para que o setor de dança do município possa se unir mais. “Nossa ideia é, verdadeiramente, fortalecer os projetos nessa área. Entre os classificados, não haverá disputa. Todos estarão unidos para que a dança seja reverenciada naqueles dias”.

A ideia agradou a professora de dança da Escola Municipal de Cultura e Artes, Iany Catherine. Segundo ela, uma Mostra assim deve unir mais os bailarinos da cidade, sobretudo as academias. “É uma oportunidade de nos fortalecermos com as produções de dança, uma ótima ideia”.

A divulgação dos grupos ou escolas selecionados será realizada até 8 de julho. Já o cronograma das apresentações será definido por sorteio aberto a partir do dia 18 de julho. Nos dias 27, 28 e 29 de julho, será apresentado um espetáculo por noite (às 20h30). Logo, nos dias 30 e 31 (sábado e domingo), haverá duas apresentações: às 16h30 e às 20h30. Cada classificado poderá ensaiar duas horas antes das apresentações, das 18h às 20h, ou das 14h às 16h. O blog da Secretaria da Cultura traz o regulamento e a ficha de inscrição do projeto.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário