segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais acústico, “Viola” no teatro ganha elogios

Vencedores - Música Raiz
Grupo de dança da Emcea

Grande público prestigia festival

A quarta eliminatória do festival “Viola de Todos os Cantos” ocorreu na noite de sábado, 29 de maio, em Limeira. A etapa do festival de música raiz e regional lotou o Teatro Vitória. Com um formato mais acústico, o evento ganhou elogios do público e dos artistas.

“O teatro é o local ideal para a nova proposta do festival”, disse Paulo Brasileiro, da área de eventos da EPTV, emissora que realiza a iniciativa em parceria, na região de Campinas, com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. “A plateia se sente bem melhor com essa forma de apresentação. Há maior conforto e os artistas estão mais próximos”, avaliou o secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur.

Quem ganhou muitos aplausos foi o grupo de dança da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), da Secretaria da Cultura de Limeira. Cerca de 30 alunas e alunos de várias idades fizeram a coreografia que abriu o festival, tendo sido ensaiados pela professora Aline Savazzi, da Emcea. Outro professor da Secretaria Municipal da Cultura, Eduardo Barsotti, integrou o corpo de jurados.

Os compositores José Raimundo Andrade e Edu Ramos foram os vencedores da eliminatória. Essa foi a penúltima fase classificatória do evento realizado pela EPTV. A próxima etapa acontece no Sul de Minas Gerais, em Varginha, em 5 de junho. A final será no próximo dia 12 de junho, em São Carlos.

Vindo de Varginha, José Raimundo defendeu a música "Zóio D'Água", na categoria regional. Já Ramos, que é de Estiva Gerbi, cantou "A Disputa" pela modalidade raiz. O prefeito Silvio Félix entregou a cada um deles o cheque simbólico de R$ 1 mil que cada um recebeu pela vitória na etapa. Ainda há a premiação final, num total de R$ 60 mil em dinheiro.

“Limeira é uma cidade que apoia cultura, a música regional“, disse Silvio Félix, que estava acompanhado da primeira-dama Constância Félix.

Doze canções foram apresentadas, seis em cada categoria. As torcidas chamavam a atenção, com faixas e camisetas relativas aos competidores preferidos.

Antes da premiação, houve um show de Yassir Chediak e Rodrigo Sater, a dupla Thiago e Juvenal, da novela "Paraíso", da Rede Globo. Yassir não escondeu a emoção após o show. “A interatividade com a plateia é bem maior em um teatro como esse”, disse Yassir.

Já Rodrigo, que é irmão de Almir Sater, destacou a participação das pessoas em cada canção, tanto dos concorrentes como do show realizado pela dupla. O humorista Barnabé também trouxe “causos” e piadas.

Agora o município se prepara para sediar a nona edição do “Canta Limeira”, que integra o calendário de festivais da cidade. As inscrições vão até 18 de junho para compositores de todo o país, com temática livre. Informações podem ser obtidas no blog da secretaria municipal, www.culturalimeira.blogspot.com, ou por meio do endereço eletrônico www.festivaisdobrasil.com.br/cantalimeira/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário