terça-feira, 30 de outubro de 2012

Texto de Plínio Marcos, “A Bola da Vez” será encenado no Teatro Vitória


Peça leva a paixão do futebol para o palco do Vitória.

Com o humor generoso do escritor e dramaturgo Plínio Marcos agregado à interpretação da Cia Letras Em Cena, o palco do Teatro Vitória recebe pela primeira vez o espetáculo “A Bola da Vez”. O espetáculo faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista, projeto de realização da Secretaria do Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e coprodução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). 

O texto e direção é de Graça Berman, com base na adaptação das crônicas e contos de Plínio. O projeto “A bola da vez”, da Cia Letras em Cena, tem o objetivo de levar para o teatro a visão sobre futebol.

Trata-se de uma comédia dramática, que coloca em cena a paixão de Plínio Marcos pelo futebol, além de apresentar temas diversificados, como peneiras, suborno, ditadura, censura, rivalidades e futebol de várzea. Plínio cria personagens brasileiros que lutam para sobreviver, mas nunca desistem, enfrentando as suas dificuldades com paixão, humor e malícia.

O elenco traz: Décio Pinto, Ana Arcuri, Fabricio Garelli, Gira de Oliveira, Jota Barros, Ricardo Pettine e Tania Luares, assistente de direção: Guilherme Motta, iluminação: Davi de Brito, trilha sonora: Raul Teixeira e cenografia e figurinos assinados por: Kleber Montanheiro.

Plínio Marcos
Plínio Marcos de Barros escritor, teatrólogo e dramaturgo brasileiro. Natural de Santos /SP, nasceu em 1935 e morreu em 1999.

Depois de tentar tornar-se jogador de futebol e trabalhar como palhaço de circo por cinco anos, escreveu, aos 22 anos, sua primeira peça, "Barrela”. A partir daí Plínio integrou o elenco de companhias amadoras de teatro. Depois, transferiu-se para São Paulo, no início da década de 60, onde participou da criação do Centro Popular de Cultura. Plínio Marcos foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo.

Entre suas principais obras, estão: "Dois Perdidos Numa Noite Suja", "Navalha na Carne", "Quando as Máquinas Param" e "Madame Blavatsky".  

O espetáculo, que será apresentado neste feriado, 2 de novembro, às 20h, no Teatro Vitória, tem entrada franca. A duração é de 90 minutos e a classificação indicativa é de 13 anos. Haverá liberação de ingressos uma hora antes da apresentação.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do Vitória: (19) 3451 2675.

*Fotos do espetáculo. Crédito: Divulgação.

Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502



Nenhum comentário:

Postar um comentário