quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma semana para conhecer e discutir o patrimônio cultural da região de Limeira


Uma semana para conhecer e discutir questões que envolvam o patrimônio cultural da região de Limeira. Esse é o objetivo da "I Semana Limeirense do Patrimônio Cultural”, que será realizada de 5 a 8 de novembro, pelo Projeto Memória e Resgate, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

A programação incluirá ações e debates com especialistas. Os locais como o Palacete Levy, Igreja Boa Morte, Faculdades Einstein e Oficina Cultural “Carlos Gomes” sediarão o evento.

O Palacete Levy fica no Largo da Boa Morte, 11, centro. A faculdade Einstein fica na rua Jatobá, 200 na Vila Queiroz. A Oficina Cultura Carlos Gomes está funcionando no Palacete Levy e a igreja da Boa Morte fica no Largo da Boa Morte, s/nº.

 “O retorno tem sido muito bom. No caso do concurso de desenhos e fotografias e das visitas, tivemos uma boa procura por parte das escolas”, diz o historiador João Paulo Berto, integrante do Projeto Memória e Resgate.

Ana Cláudia Cermaria, integrante do projeto, afirma que a finalidade é difundir experiências e conhecimento. “Assim a população reconhece, compreende e valoriza seus bens culturais, refletindo sobre seu estado de preservação”, conta.

Para o secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, o evento é de grande importância para o município, pois “acrescentará para a discussão do patrimônio histórico da cidade”.

Além do Projeto Memória e Resgate e da Secretaria da Cultura, o evento terá realização da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), por meio do IPPRI (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais) e do Laboratório de Estudos e Formação em Políticas Públicas, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual da Cultura (através da Poiesis e Oficina Cultural Carlos Gomes), com apoio da Diretoria de Ensino de Limeira, Condephali, Associação Pró-Memória de Limeira, Academia Limeirense de Letras e Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção.


O que é o patrimônio:
O patrimônio é composto de bens materiais e imateriais. Os materiais são relacionados a obras de arte, armas, arquiteturas, vestimentas, utensílios, meios de transporte, ferramentas, entre outros. Já os imateriais são os costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, festas, entre outros.

O projeto:
O Projeto Memória e Resgate foi instituído no ano de 2011 pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. Tem o objetivo de criar um centro congregador e difusor de cultura e memória em torno dos bens culturais, preservando a memória e a história da igreja da Boa Morte e da cidade de Limeira.

Sua base é a coleta, organização, divulgação, preservação e disseminação das informações presentes no acervo, captação de doações de documentos e realização de cursos, eventos, exposições e encontros de cunho cultural.

O evento é gratuito e aberto à população, em alguns cursos há necessidade de fazer inscrição.

Confira a programação.

Programação
SEGUNDA E TERÇA-FEIRA, 5 e 6
Das 9h às12h e das 13h às 17h Curso - “Gestão e Conservação Preventiva de Objetos Históricos – Noções Básicas” com (Rosaelena Scarpeline – CMU/UNICAMP)
Local: Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção
Carga Horária: 14h
Inscrições: Oficina Cultural Carlos Gomes, na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro, Limeira, ou pelos telefones (19) 3442-9857 e 3495-1028.

Ainda na segunda feira, 5, às 19h30 – Mesa Redonda: Patrimônio Cultural entre a preservação e a divulgação
Comunicadores: Prof. Ms. Marcelo Cachioni (DPH-IPPLAP-Piracicaba), Prof. Dr. Eduardo Manfredini (Coordenador do Curso de Arquitetura das Faculdades Integradas Einstein de Ensino), Profª Drª Mirza Pellicciotta (Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas)
Mediadora: Juliana Binotti Pereira Scariatto (presidente do Condephali)
Local: Auditório II das Faculdades Integradas Einstein (Rua Raul Machado, 134 - Centro - Limeira, SP).
                         
QUARTA-FEIRA, 7
Das 9h às12h – Oficina “Introdução ao Patrimônio Cultural Limeirense” – Educação patrimonial com crianças do ensino fundamental de escolas particular e pública. (Ana Cláudia Cermaria, João Paulo Berto e Juliana Binotti) Inscrições pelo e-mail: memoriaeresgate@yahoo.com.br
Local: Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção

Das 14h às 17h – Visita Guiada “Descobrindo o Patrimônio” – o passeio a pé e monitorado pelo centro de Limeira é uma oportunidade única de conhecer a história da cidade, em um diálogo com a história da arquitetura, da arte e das técnicas construtivas históricas, conscientizando as pessoas sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural do município.
Inscrições pelo e-mail: memoriaeresgate@yahoo.com.br
Saída da Estação Ferroviária com destino à Igreja da Boa Morte

QUINTA-FEIRA, 8
Ciclo de Debates
Tema: Patrimônio Cultural: perspectivas locais e regionais
Tomando as políticas públicas relativas ao patrimônio cultural, este ciclo de debates promove trocas de experiências que incentivem a promoção e salvaguarda da herança cultural em geral.

Às 10h – Abertura
Prof. Dr. Romualdo Dias - LEFPP/ IPPRI/UNESP
Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino - LEFPP/ IPPRI/UNESP/ Projeto Memória e Resgate

Às 10h15 – Conferências
“O CONDEPHAAT e a gestão do Patrimônio Cultural dos Municípios” (Fernanda Falbo Bandeira de Mello – Presidente CONDEPHAAT)
“A Universidade e a preservação do Patrimônio Cultural” (Prof. Dr. Marcos Tognon – IFCH/UNICAMP).

Das 14h às16h - Mesa Redonda - Patrimônio Cultural Regional em Debate
Comunicações: Juliana Binotti (CONDEPHALI - Limeira), Natanael Jardim (CONDEPAC - Piracicaba), Raul Leme Brisolla Junior (CONDEPHAM - Americana), Maryzilda Couto Campos (DPH-Rio Claro)
Debatedores: Prof. Dr. Marcos Tognon (IFCH/UNICAMP) e Fernanda Falbo Bandeira de Mello (Presidente do CONDEPHAAT)
Às 16h30 – Conferência – “A importância do Inventário na preservação do Patrimônio Cultural” com a Drª Cristina Meneguello (IFCH/UNICAMP)
Elisabete Mitiko Watanabe (Diretora do Grupo de Estudos de Inventário da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico)
Local: Palacete Levy

Às 19h30 – Encerramento Oficial da semana
Premiação do Concurso Cultural “Eu também conheço o Patrimônio” e apresentação de peças de compositores limeirenses pela Corporação Musical Henrique Marques, sob a regência do maestro Fernando Barreto, acompanhada pelo Coral Santa Cecília, regido por Alexandre Seregati
Local: Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção

A mostra de desenhos e fotografias de alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares de Limeira sobre o tema “Eu também conheço o Patrimônio” e a mostra de arte realizada pelos membros da Academia Limeirense de Letras (ALLe), sobre os diálogos propostos entre as artes, nas suas mais diversas, com o tema, “Construindo o Patrimônio Limeirense: arte, literatura e fotografia” - formas, e o patrimônio cultural de Limeira, estarão em exposição até o dia 09 de novembro no Palacete Levy, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail memoriaeresgate@yahoo.com.br, site www.memoriaeresgate.com.br, ou através do telefone da Cultura, (19) 3451 0502.

Secretaria da Cultura
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira /SP
(19) 3451 0502
>
R � t � � bidi-font-weight:normal'>www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário