terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Teatro Vitória divulga melhorias para 2011

Portifólio está disponível ao público
Para divulgar as atividades da última temporada, a equipe do Teatro Vitória produziu um portifólio ao público limeirense. Com quase 200 espetáculos de março a dezembro de 2010, foi palco de atrações nacionais e internacionais que conquistaram um público superior a 50 mil pessoas.

O teatro é mantido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Várias produções de música, dança e teatro do município tiveram espaço na programação, além de exposições com quadros de artistas plásticos, artesanato, fotos, orquídeas e outros materiais.

Desde o início da nova administração em março de 2010, sob a coordenação de Fábio Pentagrama, melhorias já foram efetuadas, como uma reestruturação administrativa, aumentando e diversificando o quadro de funcionários; a instalação de corrimãos nas escadas e a nova cortina do palco. O prédio do Teatro Vitória passa por reforma parcial desde o início de janeiro, para a troca de todo o telhado e limpeza das calhas de água.

Além disso, acontece no mesmo período a manutenção de alguns pontos da parte elétrica e hidráulica, e a reformulação dos camarins e área administrativa. O término das obras pode alcançar meados de abril. A última reforma ocorreu há cerca de quatro anos.

A nova etapa de melhorias foi determinada pelo prefeito Silvio Félix e pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur, após avaliações sobre a melhor forma de utilização do espaço. A ação inclui-se, segundo Mansur, na proposta de qualificar os prédios da secretaria para atendimento ao público e aos artistas, como também ocorre com o Palacete Levy e o Centro Cultural – outras unidades em reforma e restauro.

Enquanto o Teatro estiver em obras, não haverá programação e a equipe estará focada na elaboração do planejamento para 2011 e na organização das próximas edições da Mostra Cultural de Bandas, da Via Sacra e do Festival Paulista de Circo. Entre os projetos programados para 2011, está também a informatização da bilheteria, que visa tornar a qualidade do atendimento compatível com o aumento da demanda, e permitir ao público a visualização do mapa da platéia, facilitando a escolha de sua poltrona.

A implantação de um Bar Café, a exemplo de outros teatros da região, é outro projeto em andamento. Um processo administrativo para a abertura de licitação já foi iniciado. Oferecer ao público um espaço para aguardar o início do espetáculo com mais conforto, podendo ler um livro, revista ou jornal, degustar um delicioso café e salgados, além de apreciar exposições da galeria, é o intuito do projeto.

História

O atual Teatro Vitória já foi o “Theatro da Paz”, inaugurado em 1882. A casa de espetáculos foi construída em comemoração ao triunfo das armas brasileiras na Guerra do Paraguai, e ao seu término, em 1870. Foi demolido em 1938 para a construção de um espaço mais moderno. Em 1940, foi inaugurado então o Cine Vitória, palco de apresentações cívicas, teatrais, recreativas e cinematográficas, que conquistavam a elite limeirense. Após uma reforma, em 1996, o Cine Vitória foi adaptado e se tornou o Teatro Vitória.

O Portifólio do Teatro Vitória pode ser acessado na íntegra pelo link - http://www.limeira.sp.gov.br/secretarias/cultura/TeatroVitoria.pdf Já outras informações podem ser obtidas pelo e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br ou pela página do Teatro no Twitter – www.twitter.com/TeatroVitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário