quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Limeira recebe do Estado plano museológico

Documento se tornou obrigatoriedade em todas as instituições museais

Juraci Soares Requena, responsável pelo museu em Limeira, e Lucas Rodrigues, assessor, com a equipe técnica do SISEM/SP

Aconteceu na última terça-feira, dia 08 de fevereiro, a entrega do Plano Museológico para Limeira, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo/SP. O plano se tornou obrigatoriedade em todas as instituições museais, com a criação do Estatuto dos Museus (Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009, DOU 15/01/2010).

Em Limeira, o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho passa por obras de reforma e restauração. O diretor de Escolas de Arte e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena, que também responde pela direção do museu, e o assessor administrativo Lucas Rodrigues da Conceição, que integra a equipe de trabalho da instituição, receberam o plano museológico das mãos do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

O documento é a ferramenta básica de planejamento estratégico para as instituições museológicas, definindo o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. É ele quem define a missão básica e a função específica dos museus, além de sua atuação na sociedade. “Mais que um documento, ele se torna o ponto de partida para todos os que trabalham na instituição”, explica Lucas Rodrigues.

Segundo Juraci Soares, o próximo passo da equipe é fazer a contratação de uma empresa especializada para a elaboração do plano expográfico, outra exigência para que o museu de Limeira possa ser aberto. “A documentação para a abertura de concorrência pública já está em trâmite, e só dependia do plano que foi elaborado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari)”, conta.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, faz uma avaliação: "a conquista do plano representa uma inovação, não somente por sua existência inédita. Aponta para uma nova mentalidade. Demos os primeiros passos no sentido de implantar no museu uma linha de ação cultural, voltada à disseminação do conhecimento, por meio dessa importante ferramenta", diz ele.

A restauração do prédio que é sede do museu, outra ação determinada pelo prefeito Silvio Félix, foi importante para mostrar ao Estado a disposição do município em valorizar aquela unidade cultural. Daí, segundo Mansur, veio o estreitamento de relações, que resultou na cessão ao município do Plano Museológico, formulado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Outras etapas ainda serão cumpridas para que ocorra de fato a abertura ao público. Por orientação do Sistema Estadual de Museus (SISEM), as peças do acervo de Limeira seguem condicionadas de forma técnica, e não é previsto nenhum tipo de exposição durante as reformas e restauro do prédio.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário