quarta-feira, 16 de maio de 2012

Camerata de Cordas faz concerto na ETEC Trajano Camargo e apresenta jovens solistas


Apresentação na festa de 59 anos da escola ocorre nesta quinta-feira e contará com a presença de dois músicos convidados

Incentivando a prática e a revelação de novos músicos solistas, a Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta nesta quinta-feira, dia 17 de maio, sob a regência do maestro Fernando Barreto, dois jovens solistas que também dividirão o palco com o grupo durante o concerto em comemoração aos 59 anos da ETEC “Trajano Camargo”. O evento é aberto ao público está previsto para ter início às 19h30 no auditório do colégio. A entrada é gratuita.

Para esta apresentação foram convidados os seguintes músicos: Felipe Furlanetti (trompa) e Ana Luiza Coelho Sofiatti (flauta trasnversal). Ambos começaram seus estudos na Escola Livre de Música (ELM) e atualmente tocam em grandes grupos e orquestras da cidade e reigão.

Aos 16 anos, Ana Luiza é estudante da ELM e integra a Orquestra de Sopros e Percussão da escola. No ano passado ela foi convidada pelo maestro Rodrigo Müller para ser uma das solistas da temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira Jovem. No próximo concerto, ela tocará com a Camerata a música “Rosa”, de Pinxinguinha.


Já Felipe, 23 anos, é estudante de trompa na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp) e músico efetivo da Orquestra Sinfônica de Limeira desde 2003. No ano passado, ele também participou de algumas apresentações da Camerata como solista. Desta vez, o músico fará com a orquestra o segundo movimento do Concerto nº 3 em mi bemol para trompa, escrito por Wolfgang Amadeus Mozart.



De acordo com o maestro Rodrigo Müller, essa oportunidade serve de experiência para o convidado, bem como para a orquestra que também consegue absorver o conhecimento de como tocar juntamente com um solista. “Temos muitos músicos e eles precisam mostrar seus trabalhos. Como em anos anteriores, vários jovens solistas tiveram essa oportunidade com a Camerata de Cordas”, destaca.


Formada por aproximadamente 30 componentes, a Camerata de Cordas é um grupo mantido pela Escola Livre de Música (ELM), cujo objetivo é abrigar os alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de nível mais avançado. Com um repertório principalmente dedicado ao meio erudito, o grupo tem se destacado com a execução de peças conhecidas para a formação específicaAlém de apresentar-se regularmente em eventos realizados em Limeira, a orquestra tem sido convidada para diversos concertos em cidades vizinhas da região, como Piracicaba, Cordeirópolis, entre outras.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.

Felipe Furlanetti – Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira

(19) 9283-2114 / 3451-2750

Nenhum comentário:

Postar um comentário