sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mostra Cultural de Bandas tem samba como primeiro tema em 2011

A 1ª Mostra Cultural de Bandas deste ano será realizada nessa sexta-feira, dia 25 de fevereiro, na Praça do Jardim Ernesto Kuhl, ao lado do Centro Comunitário, das 19 às 22h. Com realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, contando com o apoio da Câmara Municipal de Limeira e da AMPEK (Associação de Moradores e Amigos do Parque Residencial Ernesto Kuhl).

Em 2011, Limeira volta a realizar o tradicional carnaval de rua e com sua aproximação, a Secretaria da Cultura antecipa a folia com a primeira Mostra Cultural de Bandas do ano com a temática samba.

Nessa edição contaremos com a participação dos grupos musicais As Nastácia (Isca Faculdades), Grupo de Bobeira (E.E. Profº José Marciliano da Costa Jr.) e Quarteto Laetare (E.E. Profº Ely de Almeida Campos). A iniciativa visa abrir espaço para as bandas estudantis, incentivando novos talentos na cidade.

Fábio Pentagrama, diretor de Cultura e coordenador do evento, explica que todas as bandas que desejam participar da Mostra devem estar vinculadas a uma instituição de ensino. “Este padrão utilizado pela Secretaria da Cultura vem da necessidade da arte se associar aos estudos. A aproximação de grupos que já iniciaram sua carreira com bandas estudantis que nunca subiram em um palco é gratificante para todos”, diz ele.

Para os próximos meses haverá a realização de outras Mostras Culturais de Bandas com diversos gêneros musicais.

A entrada será gratuita com classificação indicativa livre. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 / (19) 3451.2675 ou pelo e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Monique Ramos – Estagiária de Pedagogia
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451.6679 / (19) 3451.2675

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Orquestra toca no Parque Cidade neste domingo


A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) troca o palco do teatro para se apresentar ao ar livre no Parque Cidade, na manhã do próximo domingo, dia 27 de fevereiro, a partir das 11h. Denominado de “Concerto no Parque”, a série de apresentações feitas ao ar livre tem chamado a atenção do público, que a cada evento tem comparecido em grande número nos gramados localizados ao lado do Museu da Jóia. Na última edição, realizada em janeiro, cerca de 600 pessoas acompanham de perto o concerto da orquestra.

Dessa vez, a orquestra sobe ao palco com um repertório que trata de peças bem conhecidas e que narram o virtuosismo da música erudita. Dentre elas, o destaque para a abertura pragmática da ópera “O Guarany”, de Carlos Gomes e a empolgante obra do compositor Johannes Brahms, com a abertura “Festival Acadêmico”.

A realização do concerto é da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Prefeitura Municipal de Limeira, por meio das secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Foz do Brasil e AZ Design.

Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo email da orquestra: oslimeira@yahoo.com.br.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“Varal Literário” é tema de exposição na galeria do Teatro Vitória

Teve início nessa segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a exposição do jornalista Carlos Alberto Fiore, com o tema “Varal Literário”, na galeria do Teatro Vitória. A exposição ocorre até o dia 25 de fevereiro, das 9 às 17h, contando com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

A mostra tem 12 banners, com textos que apresentam diferentes formas de se escrever poemas, todos com teorias e seus respectivos exemplos. Entre os textos expostos constam: Rondel, Roundel, Triolé, Verso livre, Poesia ao contrário, Poesia sem verbo, Tautograma, Metapoesia, Poesia concreta, Galope à beira mar, Plêiade, Gazal, Haibun e Etheree.

O objetivo do trabalho é mostrar ao público as diferentes formas de se compor um texto poético. Durante o mês de março, nas semanas nacional e internacional da poesia, o Varal Literário será levado a seis escolas de Limeira. No dia 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia, e no dia 21, o Dia Mundial da Poesia.

O autor conta com o apoio do Sinecol - Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira, Krakatoa Confecções, Márcia Monteiro - Roupas, Bolsas e Bijuterias, Mundo Mágico Festas e Decorações e Alfaline Escritório de Contabilidade. Os interessados em expor trabalhos na galeria do teatro, poderão entrar em contato pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675, ou pelos e-mails teatrovitoria@yahoo.com.br e teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Monique Ramos – Estagiária de Pedagogia
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
Teatro Vitória
(19) 3451.6679 / (19) 3451.2675

Unidades da Secretaria da Cultura atenderão em novo local

O gabinete da Secretaria da Cultura, a Oficina Cultural Regional Carlos Gomes e a Escola Livre de Música (ELM), da Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI) estão de mudança. As unidades, que atendem na Avenida Antonio Ometto, 1.010 (próximo do hospital Santa Casa), devido ao restauro do Palacete Levy, estarão em novo local na próxima semana. O antigo prédio da Organização Einstein de Ensino, na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro - Limeira/SP – será a nova sede das unidades culturais.

O Departamento da Cultura Afro-descendente e de Integração Étnica (Decadie) e o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), que funcionam temporariamente no prédio da antiga Estação Ferroviária, na região da baixada, também passarão a atender no novo local. A mudança ocorre em virtude da necessidade de maior espaço para atender os cursos e atividades da Escola Livre de Música (ELM) e da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

A transferência dos departamentos começa nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, e deve acabar apenas na próxima segunda, dia 28. Durante o período de mudança, informações sobre essas unidades poderão ser obtidas pelos telefones do Centro Cultural - (19) 3441.5493 e 3442.8470 - com Renata ou Veronice, ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Teatro Nair Bello recebe espetáculo neste sábado

Acontece neste sábado, 19 de fevereiro, o espetáculo “Portela, patrão, Mário, motorista”, às 20h30 no Teatro Nair Bello. O evento está inserido na Programação de Férias da Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade da Secretaria de Estado da Cultura; e conta com o apoio da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A peça da “Boa Companhia” é inspirada nos personagens animalescos das gravuras "Os Caprichos", de Goya.

Dois homens de realidades sociais distintas se encontram em um boteco no fim da noite, e discutem suas diferenças. O teatro é o ponto de partida para uma reflexão sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder que dele advém. Desde 1992, A Boa Companhia exibe um currículo eclético, com montagens que vão de Shakespeare a Qorpo Santo, passando por Nelson Rodrigues e Samuel Beckett. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e no exterior. Cada ingresso poderá ser adquirido por um litro de leite, amanhã, das 13h às 19h, no Teatro Nair Bello.

Outras informações sobre o espetáculo podem ser obtidas no telefone (19)3442.9857 ou no link - http://www.boacompanhia.art.br/espetaculos/portela-patrao-mario-motorista/.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Divulgação em massa: Ideia de proposta é trazer eventos culturais nos extratos bancários dos limeirenses

Se aprovado o projeto, munícipes terão na impressão bancária o evento destaque do mês para “estar em dia” com a cultura da cidade

Para intensificar a divulgação dos eventos culturais realizados em Limeira, tramita na Câmara projeto de lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que pede a divulgação dos projetos do gênero em extratos emitidos nos caixas eletrônicos das agências bancárias. A proposta foi apresentada na sessão desta segunda, 14, e será analisada pelas comissões permanentes do Legislativo.

Segundo o documento, o extrato deve oferecer ao menos um evento de cunho cultural programado para ocorrer no mês, de forma atualizada, sendo preferencialmente aqueles realizados pelo Poder Público, como os festivais de música e de teatro, as mostras, as exposições e os espetáculos de artistas limeirenses, com nome, local, horário e valor de ingresso. O projeto prevê ainda que as agências bancárias fiquem responsáveis por entrar em contato com a Secretaria da Cultura, para obter listagem de eventos.

Para Farid, divulgar atividades artísticas é uma tarefa difícil, já que nem sempre há orçamento para as mídias adequadas, e como são muitos os eventos, a divulgação deixa de ser novidade de forma muito rápida.

“Acredito que a divulgação nos extratos atinja um público diversificado, de todas as idades e classes sociais, facilitando o acesso do povo ao bem cultural”, disse o vereador.

Farid destacou ainda que como muita gente passa cotidianamente pelas agências bancárias, a ideia é que sejam fortalecidas as ações culturais do município.

O diretor da Escola Municipal de Cultura e Artes e Bibliotecas da Secretaria da Cultura, Juraci Rodrigues Soares Requena, que é também o responsável pela realização de diversos eventos culturais, avaliou como positiva essa ação, já que nem sempre existe verba para divulgação dessas atividades e, levando para o público dos bancos, atingirá pessoas diferentes das que estão acostumadas a participar das manifestações culturais de Limeira. “É, também, uma prestação de serviço dos bancos aos clientes, já que divulgar cultura sempre é uma ótima pedida”.

Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br

Créditos:
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
(19) 3404 7550 / 8138 6093

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Limeira recebe do Estado plano museológico

Documento se tornou obrigatoriedade em todas as instituições museais

Juraci Soares Requena, responsável pelo museu em Limeira, e Lucas Rodrigues, assessor, com a equipe técnica do SISEM/SP

Aconteceu na última terça-feira, dia 08 de fevereiro, a entrega do Plano Museológico para Limeira, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo/SP. O plano se tornou obrigatoriedade em todas as instituições museais, com a criação do Estatuto dos Museus (Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009, DOU 15/01/2010).

Em Limeira, o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho passa por obras de reforma e restauração. O diretor de Escolas de Arte e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena, que também responde pela direção do museu, e o assessor administrativo Lucas Rodrigues da Conceição, que integra a equipe de trabalho da instituição, receberam o plano museológico das mãos do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

O documento é a ferramenta básica de planejamento estratégico para as instituições museológicas, definindo o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. É ele quem define a missão básica e a função específica dos museus, além de sua atuação na sociedade. “Mais que um documento, ele se torna o ponto de partida para todos os que trabalham na instituição”, explica Lucas Rodrigues.

Segundo Juraci Soares, o próximo passo da equipe é fazer a contratação de uma empresa especializada para a elaboração do plano expográfico, outra exigência para que o museu de Limeira possa ser aberto. “A documentação para a abertura de concorrência pública já está em trâmite, e só dependia do plano que foi elaborado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari)”, conta.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, faz uma avaliação: "a conquista do plano representa uma inovação, não somente por sua existência inédita. Aponta para uma nova mentalidade. Demos os primeiros passos no sentido de implantar no museu uma linha de ação cultural, voltada à disseminação do conhecimento, por meio dessa importante ferramenta", diz ele.

A restauração do prédio que é sede do museu, outra ação determinada pelo prefeito Silvio Félix, foi importante para mostrar ao Estado a disposição do município em valorizar aquela unidade cultural. Daí, segundo Mansur, veio o estreitamento de relações, que resultou na cessão ao município do Plano Museológico, formulado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Outras etapas ainda serão cumpridas para que ocorra de fato a abertura ao público. Por orientação do Sistema Estadual de Museus (SISEM), as peças do acervo de Limeira seguem condicionadas de forma técnica, e não é previsto nenhum tipo de exposição durante as reformas e restauro do prédio.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - FEVEREIRO 2011

Confira a programação de eventos da Secretaria Municipal da Cultura para os próximos finais de semana do mês de fevereiro:

Música: CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES
Domingo, dias 13 e 27 de Fevereiro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita

Leitura: BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Domingo, 13 de Fevereiro das 9h às 13h – Praça Toledo Barros
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e proporcionar a troca de livros e gibis já lidos de forma gratuita, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis, que ocorre todo o segundo domingo do mês, juntamente com o “Domingo de Relíquias” na Praça Toledo Barros. Não são aceitos para efeito de troca livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita

Música: CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI
Domingo, dia 20 de Fevereiro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita

Música: “MOSTRA CULTURAL DE BANDAS” – RITMO SAMBA
Sexta-feira, 25 de Fevereiro das 19h às 22h – Jardim Ernesto Kühl
Acontece no Jardim Ernesto Kühl a quarta edição da “Mostra Cultural de Bandas”, desta vez com o ritmo samba. Participarão os grupos estudantis “As Nastácia”, do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA Faculdades); “De Bobeira”, da Escola Estadual José Marciliano; e a “Banda Delirou”, da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira). A iniciativa visa dar espaço a novos talentos e fortalecer os produtos culturais da nossa cidade. Realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Parque Residencial Ernesto Kühl. O evento ocorrerá na Rua Chico Mendes, na Praça do Jardim Ernesto Kühl (ao lado do Centro Comunitário).
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Música: “CONCERTO NO PARQUE” – ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA
Domingo, 27 de Fevereiro às 11h – Parque Cidade
Concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira, no Parque Cidade (ao lado do palco do Museu da Jóia). Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Praça Toledo Barros recebe “Banca de Troca de Livros e Gibis” neste domingo

As Bibliotecas Municipais “Prof. João de Sousa Ferraz” e “Profª. Cecília Quadros” realizam neste domingo, 13 de fevereiro das 8h às 13h, a “Banca de Troca de Livros e Gibis”, em parceria com a Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos, inserida nas atrações do “Domingo de Relíquias”, na Praça Toledo Barros, sempre ao segundo domingo de cada mês.

A proposta é que as pessoas possam trocar gratuitamente livros e gibis. A ação estimula a prática da leitura, amplia o acesso ao livro e proporciona intercâmbio de leitores. Pela regra, um livro pode ser trocado por outro livro ou por um gibi; um gibi pode ser trocado por outro gibi; e dois livros infantis podem ser trocados por um livro.

Serão aceitas também doações de livros e gibis que passarão a compor o acervo da Banca de Livros ou da própria Biblioteca Municipal. Não serão aceitos para efeitos de troca livros didáticos, dicionários, enciclopédias, apostilas, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação (rasurados, rasgados, faltando páginas).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

ELM convoca alunos para rematrícula; novas inscrições somente em março

A Escola Livre de Música (ELM) convoca seus alunos para a renovação de matrículas referente ao ano letivo de 2011. Os estudantes devem comparecer na atual sede da escola nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 14 às 20h, munidos de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Já os menores, devem estar acompanhados por um responsável adulto. O local de rematrícula fica na Rua Antônio Ometto, 1.010, Vila Claudia, no antigo prédio que abrigava o Espaço Jovem.

As inscrições para novos alunos devem ser abertas a partir de março. De acordo com o diretor artístico da ELM, o maestro e professor Rodrigo Müller, a definição das datas só aconteceu por conta da confirmação de mudança da sede da escola para um novo prédio, localizado na Rua Senador Vergueiro, na antiga escola Einstein, prevista para ocorrer nas próximas semanas.

Conforme ele, o novo local dispõe de espaço suficiente para abrigar as aulas, ao contrário do local atual e provisório, que conta apenas com duas salas para sustentar 11 cursos práticos e teóricos. Mais informações sobre a renovação de matrícula pelo telefone 3451-0502 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

Felipe Furlanetti
Assessor de imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inscrições para a Via Sacra 2011 continuam

Disponíveis ao público desde o dia 21 de janeiro, as inscrições para a 21ª edição da Via Sacra continuam abertas. O evento, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril no Parque Cidade, já realiza os seus primeiros preparativos. A organização da peça que conta a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, em breve, divulgará as novidades do espetáculo para 2011. Os ensaios gerais acontecerão nos dias 19 e 20 de abril, no Parque Cidade.

Para contribuir com mais uma edição de sucesso do evento, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, convida todos os limeirenses a juntar-se ao elenco. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, diz que a organização oferece todo o preparo artístico para quem queira participar. A atuação supera a questão artística. "É uma experiência que engrandece a pessoa que participa", disse Mansur.

Juraci Soares Requena, diretor da Via Sacra, também ressalta que não é preciso experiência para fazer parte do espetáculo. “É um convite para todos e que não exige experiência anterior em teatro, pois é um trabalho feito pela comunidade e para a comunidade”, explica ele.

Os interessados podem realizar as inscrições até o final de março, em quatro endereços:

- Centro - Rua Capitão Bernardes e Silva, 144 – das 8h às 20h;
- Centro - Largo João Pessoa, s/n (Estação Ferroviária) – das 10h às 20h;
- Centro - Bibliotecas Municipais - Rua Senador Vergueiro, 845 - das 8h às 17h;
- Vila Cláudia – Avenida Antônio Ometto, 1010 (próximo a Santa Casa) - das 8h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19)3441.5493 e (19)3442.8470.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Teatro Vitória divulga melhorias para 2011

Portifólio está disponível ao público
Para divulgar as atividades da última temporada, a equipe do Teatro Vitória produziu um portifólio ao público limeirense. Com quase 200 espetáculos de março a dezembro de 2010, foi palco de atrações nacionais e internacionais que conquistaram um público superior a 50 mil pessoas.

O teatro é mantido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Várias produções de música, dança e teatro do município tiveram espaço na programação, além de exposições com quadros de artistas plásticos, artesanato, fotos, orquídeas e outros materiais.

Desde o início da nova administração em março de 2010, sob a coordenação de Fábio Pentagrama, melhorias já foram efetuadas, como uma reestruturação administrativa, aumentando e diversificando o quadro de funcionários; a instalação de corrimãos nas escadas e a nova cortina do palco. O prédio do Teatro Vitória passa por reforma parcial desde o início de janeiro, para a troca de todo o telhado e limpeza das calhas de água.

Além disso, acontece no mesmo período a manutenção de alguns pontos da parte elétrica e hidráulica, e a reformulação dos camarins e área administrativa. O término das obras pode alcançar meados de abril. A última reforma ocorreu há cerca de quatro anos.

A nova etapa de melhorias foi determinada pelo prefeito Silvio Félix e pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur, após avaliações sobre a melhor forma de utilização do espaço. A ação inclui-se, segundo Mansur, na proposta de qualificar os prédios da secretaria para atendimento ao público e aos artistas, como também ocorre com o Palacete Levy e o Centro Cultural – outras unidades em reforma e restauro.

Enquanto o Teatro estiver em obras, não haverá programação e a equipe estará focada na elaboração do planejamento para 2011 e na organização das próximas edições da Mostra Cultural de Bandas, da Via Sacra e do Festival Paulista de Circo. Entre os projetos programados para 2011, está também a informatização da bilheteria, que visa tornar a qualidade do atendimento compatível com o aumento da demanda, e permitir ao público a visualização do mapa da platéia, facilitando a escolha de sua poltrona.

A implantação de um Bar Café, a exemplo de outros teatros da região, é outro projeto em andamento. Um processo administrativo para a abertura de licitação já foi iniciado. Oferecer ao público um espaço para aguardar o início do espetáculo com mais conforto, podendo ler um livro, revista ou jornal, degustar um delicioso café e salgados, além de apreciar exposições da galeria, é o intuito do projeto.

História

O atual Teatro Vitória já foi o “Theatro da Paz”, inaugurado em 1882. A casa de espetáculos foi construída em comemoração ao triunfo das armas brasileiras na Guerra do Paraguai, e ao seu término, em 1870. Foi demolido em 1938 para a construção de um espaço mais moderno. Em 1940, foi inaugurado então o Cine Vitória, palco de apresentações cívicas, teatrais, recreativas e cinematográficas, que conquistavam a elite limeirense. Após uma reforma, em 1996, o Cine Vitória foi adaptado e se tornou o Teatro Vitória.

O Portifólio do Teatro Vitória pode ser acessado na íntegra pelo link - http://www.limeira.sp.gov.br/secretarias/cultura/TeatroVitoria.pdf Já outras informações podem ser obtidas pelo e-mail teatrodivulgacao@yahoo.com.br ou pela página do Teatro no Twitter – www.twitter.com/TeatroVitoria.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Artistas de Limeira terão espaço no Festival Paulista de Circo

3º Festival Paulista de Circo - Abril de 2010

Na última terça-feira, dia 1° de fevereiro, a equipe da Secretaria Municipal da Cultura e o secretário Adalberto Mansur reuniram-se novamente com artistas limeirenses, para articular a programação da “Tenda da Cultura”. O espaço, cedido após pedido do município à Secretaria de Estado da Cultura, é a nova atração do 4° Festival Paulista de Circo, que ocorrerá de 6 a 10 de abril, também em novo local: o Centro Municipal de Eventos (antiga Lival).

Representantes da Oficina Cultural Carlos Gomes, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Corporação Musical Arthur Giambelli, Corporação Musical Henrique Marques, do Aldeia Movimento Pró-Cultura e do Núcleo de Cultura do Ceprosom também participaram do encontro. Grupos independentes também estiveram presentes. A “Tenda da Cultura”, com capacidade para 200 pessoas, contará com intervenções artísticas durante os cinco dias do evento e espetáculos circenses durante a noite.

Os grupos “Jump”, “La Mínima”, “Medicina do Riso” e “Encontro Limeirense de Malabares e Circo” estão entre os que realizarão números de malabares, acrobacias, pintura facial e clown. Já a equipe das Bibliotecas Municipais Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profa. Cecília Quadros estarão na “Tenda da Cultura” com a “Banca de Troca de Livros e Gibis” e contação de histórias sobre o circo.

“Nossa intenção é divulgar a produção cultural de Limeira em várias áreas artísticas. Entre os vários ajustes que pedimos ao pessoal do Governo do Estado, está a criação do espaço para os artistas locais. Agora buscamos gerenciar as atrações para esse espaço, para que o resultado seja o melhor possível”, disse Mansur.

Outra reunião aconteceu durante a tarde de terça-feira, no Centro Municipal de Eventos, sede da Secretaria de Turismo e Eventos, onde ocorrerá o Festival. Representantes das Secretarias de Meio-Ambiente, Obras, Saúde, Educação e Transportes, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e Guarda Municipal discutiram detalhes operacionais do evento.

Já o Núcleo de Cultura do Ceprosom recrutará voluntários para atuar na recepção do público e dos artistas durante os cinco dias de espetáculos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Departamento Afro promove Simpósio da Igualdade Racial

Cleusa dos Santos, assessora do Decadie, e Galdino Clemente, diretor do Decadie

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove no próximo sábado, dia 5 de fevereiro, o 1° “Simpósio da Igualdade Racial”, com palestras e apresentações teatrais e musicais. Organizado pelo Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica (Decadie), o encontro tem como objetivo articular a proposta do Plano Municipal de Igualdade Racial em Limeira.

Desde o último ano, o Departamento tem criado iniciativas para promover a elaboração do Plano, com o objetivo de levar aos interessados o conhecimento da proposta inicial do projeto. No início de 2010, uma reunião recebeu várias entidades, ONG's e lideranças ligadas ao Movimento Negro na região. Já o “1º Seminário Regional da Saúde da População Negra”, realizado em abril de 2010 na Câmara de Limeira, também focou a discussão de diretrizes para o Plano Municipal de Igualdade Racial. Após sua elaboração, o projeto será encaminhado para a Prefeitura e, se for sancionado, passa a vigorar como lei municipal, estabelecendo as políticas públicas voltadas à comunidade afro em Limeira.

José Galdino Clemente, diretor do Decadie, ressaltou a importância de ouvir a sociedade para efetuar a construção do Plano, que visa atender as necessidades da população negra. “O Simpósio pretende também ampliar o debate sobre educação e cultura, que são instrumentos importantíssimos para preparar nossos jovens para participarem do mercado de trabalho e do desenvolvimento social do país, conquistando assim sua autonomia”, explica ele.

O evento contará com a presença da palestrante Marisa Araújo Silva, Coordenadora da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, da Prefeitura de Embu das Artes. Participarão também a Cia. De Teatro “Crer... Ser... Thulany” e o “Vocal Canto de Mulher”, com performances relacionadas ao tema. Galdino convida estudantes, professores, entidades, e todos limeirenses a participarem do encontro. Haverá também um Coffee Brake de encerramento.

O Simpósio ocorrerá na sede do Decadie - Praça João Pessoa, Centro (Estação Ferroviária), Limeira/SP - das 9h às 13h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3453.9009.

Mais de 50 mil pessoas freqüentaram o Teatro Vitória em 2010

De março a dezembro do ano passado, passaram pelo Teatro Vitória mais de 50 mil pessoas. O público médio de cada espetáculo foi de 300 pessoas. O teatro é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Os destaques ficaram por conta de “Escola de Mulheres”, com Oscar Magrini e Erik Marmo. Também se apresentaram Ary Toledo, Denise Fraga, Rafael Cortez e Marco Luque do programa de televisão CQC, “Trair e coçar é só começar” e “Terça Insana”, além das atrações internacionais “Tango Forasteiro”, da Argentina, e “Adriana Mater”, de Angola.

Várias produções de música, dança e teatro de Limeira tiveram espaço na programação. Ainda recebeu iniciativas da Secretaria Municipal da Cultura, como o Canta Limeira, Mostra Municipal e Festival Nacional de Teatro e FestiAfro, que abrem espaço para artistas e fortalece o nome de Limeira no cenário nacional.


Teatro Vitória - FestiAfro (Festival Nacional de MPB com temática Afro) - Novembro 2010Malu Mader no Teatro Vitória - Oficinas Tela Brasil - Maio 2010

Outra atração foi o festival “Viola de Todos os Cantos”, cuja realização nas dependências do teatro recebeu elogios de público, artistas e dirigentes da EPTV – emissora de televisão afiliada da Rede Globo, que organiza o evento.

Várias exposições ocorreram na galeria atraindo um grande público visitante que pode conferir e apreciar quadros de vários artistas plásticos, artesanato, fotos, orquídeas e outros materiais.

Viola de Todos os Cantos 2010 - Teatro Vitória

O diretor de Cultura, Fábio Pentagrama, destacou que o blog da Secretaria da Cultura se mostrou uma excelente ferramenta de informação e arquivo. “Muitas visitas foram registradas e a cada dia que passa esse número cresce ainda mais, devido ao conteúdo satisfatório e o trabalho de divulgação que a Secretaria tem executado”, afirmou.

“Fechamos o ano de 2010 com milhares de acessos, inclusive de outros estados, o que comprova o crescimento deste modelo de comunicação virtual”, contou Fábio. Um grande número de pessoas que foram ao teatro se cadastrou para receber a programação da secretaria.

Fábio disse que outras medidas de melhoria no atendimento ao público e aos artistas podem ser sugeridas através do email teatrodivulgacao@yahoo.com.br.

Biblioteca Municipal de Limeira reabre Posto do Acessa SP


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, informa que o Posto do Acessa SP, localizado na Biblioteca Municipal “Prof. João de Sousa Ferraz”, foi reaberto. O posto recebeu novos equipamentos, e voltou a atender a população disponibilizando acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC's), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

O Acessa SP é o programa de inclusão digital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), por meio da Diretoria de Serviços ao Cidadão.

O posto de Limeira foi inaugurado em 2002 e funciona nas dependências da Biblioteca Municipal, atualmente na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, telefone 3442-6539. O horário de atendimento é das 11h às 17h. Veja abaixo as condições para uso.

Quem pode usar?


• O Acesso é gratuito e permitido a todo cidadão.
• O cadastro é obrigatório, devendo apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência.
• Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável.
• Menores de 11 anos devem utilizar o posto acompanhados do responsável.
• Idosos, gestantes e deficientes físicos têm atendimento preferencial.

Regras:

• Cada usuário tem direito a 30 minutos por vez.
• É permitido o uso mais de uma vez ao dia.
• Não é permitido alterar as configurações do computador.
• É proibido acessar sites que contenham pornografia, pedofilia, racismo, violência e jogos de azar.
• Impressão permitida com quantidade máxima de 3 folhas por dia.

Oficinas teatrais gratuitas à população

Pessoas interessadas em participar do universo do teatro podem iniciar através das oficinas que integram a descentralização da cultura, projeto supervisionado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), que leva cultura às comunidades de Limeira. As oficinas ocorrem a partir do dia 19 de fevereiro, na Paróquia de Santa Rita de Cássia (Av. Fabrício Vampré, 405 - Jardim Piratininga).

No total, serão seis sábados de oficinas, das 14h às 16h. Para realizar a inscrição, um e-mail deve ser enviado ao responsável pelas aulas, Evandro Leite (evleitelog@hotmail.com), com nome e endereço completos, data de nascimento e telefones para contato. Certificados serão entregues aos participantes após a conclusão das oficinas.

Segundo Leite, esses projetos revelam grandes talentos que posteriormente acabam sendo usados em outros projetos ligados à área da cultura do município. “Há muita gente talentosa escondida pelos bairros de Limeira”.

Para Farid, a ideia das oficinas descentralizadas é eficaz para poder oferecer a um público que, muitas vezes, não tem acesso aos cursos desenvolvidos na região central da cidade. “Esses pólos de cultura, que temos em tantas comunidades, garantem que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade do ramo cultural”.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Outras informações podem ser obtidas no celular (19) 8808.6662.

Créditos:
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
(19) 3404 7550 / 8138 6093

Reunião envolve grupos de Limeira no 4° Festival Paulista de Circo

Representantes da Secretaria da Cultura e artistas limeirenses

Aconteceu no dia 25 de janeiro, às 9h, na sede da Secretaria da Cultura, uma reunião para convidar os artistas de Limeira a participarem do 4° Festival Paulista de Circo, que acontece no início de abril.

Estiveram presentes os representantes da Secretaria da Cultura, e também Antonio Carlos de Oliveira da Oficina Cultural Carlos Gomes, Vagner Ricardo Fernandes, do Núcleo de Cultura do Fundo Social de Solidariedade, Eliseu Pereira da Glória, do Cirurgiões da Alegria, Mariana Fernandes do Aldeia Movimento Pró Cultura, Danilo Oliveira Cipriano e João Alberto dos Santos Junior, do Encontro Limeirense de Malabares e Circo.

Esta é a quarta edição do festival, que sempre foi sediado em Limeira. Na última delas, cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes. A Secretaria de Estado da Cultura e a Cooperativa Paulista de Circo não mediram esforços para que o evento fosse realizado de novo em nossa cidade, e com uma participação ainda maior dos profissionais locais.

O evento este ano será no Centro Municipal de Eventos, antiga Lival, e trará uma novidade para os grupos que queiram participar. Pela primeira vez haverá a “Tenda da Cultura”, um espaço cedido pela Secretaria de Estado da Cultura ao município, onde os artistas de Limeira poderão se apresentar com atividades circenses, mostrando a técnica e a qualidade dos produtos culturais da nossa cidade.

Para Eliseu Pereira da Glória, dos Cirurgiões da Alegria, ”O Festival é um evento muito esperado por todos, principalmente pela classe artística limeirense, que tem a oportunidade de conhecer artistas da região e de várias partes do Brasil, fomentando a troca de conhecimentos e estimulando a profissionalização e geração de renda através da Cultura. Vida longa ao Festival Paulista de Circo”.

Vagner Fernandes, do Núcleo de Cultura do Fundo Social de Solidariedade, completou dizendo que, “O Estado estar dando oportunidade, profissionalizando, abrindo espaço e possibilitando o intercâmbio de informações e experiências é muito gratificante principalmente para os que estão no início da carreira”.

Estão abertas as inscrições para a “Via Sacra 2011”

Começaram no dia 20 de janeiro os preparativos para a XXI Via Sacra de Limeira, espetáculo que faz parte do calendário cultural da cidade.

As novidades são sempre esperadas, e esse ano não é diferente. A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, trabalha para que o elenco e público possam se emocionar com as novidades.O espetáculo faz parte das manifestações teatrais mais remotas da história do teatro ocidental, os autos. Apresentado com linguagem de fácil entendimento, permite que todas as pessoas possam compreender sua mensagem.

A organização convida todos os grupos de teatro da cidade para fazer parte do elenco e contribuir com o sucesso de mais uma edição do espetáculo, que conta a maior história de todos os tempos: nascimento, morte e ressureição de Cristo.

Para o diretor do Projeto Via Sacra, Juraci Rodrigues Soares Requena, é um momento único na vida de muitas pessoas porque pisam num palco pela primeira vez e não param mais. “É comum encontrar a participação de famílias inteiras que vêm para conhecer e acabam participando até o final do processo.”

Não é preciso experiência para participar do espetáculo. “É um convite para todos e que não exige experiência anterior em teatro, pois é um trabalho feito também pela comunidade e para a comunidade”, diz Juraci.

Os interessados poderão fazer as inscrições em três endereços:

* Centro - rua Capitão Bernardes e Silva, nº144 – das 8h às 20h;
* Centro - Largo João Pessoa, s/n (Estação Ferroviária) – das 10h às 20h;
* Vl. Cláudia - rua Antônio Ometo, nº1010 – das 8h às 18h (próximo à Santa Casa)

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19)3441-5493, (19)3442-8470 ou (19)3451-8585.