segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mais de 1000 pessoas prestigiam eventos de Natal

Retorno da “Serenata de Natal” marcou com emoção e alegria



O clima era de tensão: o céu, o dia todo, estava nublado e os sites anunciavam chuvas de manhã, tarde e noite. Vez ou outra, alguém da equipe organizadora dos eventos natalinos olhava para o céu e juntava às mãos, como se fosse uma prece. Alguns pingos chegaram a cair, mas a tempestade ficou mesmo para a madrugada. Dessa forma, o “Natal no Edifício Prada” e a “Serenata de Natal” aconteceram de forma colorida e caprichada, encantando todos os presentes. Os eventos ocorreram na última sexta-feira, 9. Houve um “bis” das crianças nas janelas no sábado, 10. A organização foi assinada pela Prefeitura, através das secretarias da Cultura, Turismo e Eventos e Educação, com o apoio das secretarias de Transportes, Segurança Públicae demais pastas do município, e Polícia Militar. No total, mais de 1000 pessoas participaram das apresentações.


Luzes e crianças são a combinação perfeita para eventos que buscam resgatar o verdadeiro Espírito do Natal. As vozes dos pequenos, ecoadas por todo o espaço do Edifício Prada, local onde aconteceram as apresentações, eram fascinantes. Era mais do que magia. Era mais do que emoção. Era a lembrança de um sonho – ou o resgate dele -, a recordação de um momento especial e a renovação das esperanças e expectativas para a chegada de um novo ano. As crianças foram preparadas por Maria Vima Daniel que revelou: “Foi a melhor edição de todos os anos”.



Natalia Garcia, do coral infantil, gostou de participar. “Quero cantar todos os anos”, afirmou. “Até ficar bem velhinha quero subir nas janelas da Prefeitura”, brincou.


Já para Marcio de Souza, que destacou a importância do evento, deveria ter mais corais cantando nas janelas da Prefeitura. “Natal é o Nascimento de Jesus e uma data que deve ser lembrada por todos nós com muito carinho”.

Andréa de Souza Jeremias revelou que o evento deste ano foi bem melhor do que nos anos anteriores. “Foi tudo muito lindo”.

Germano Marquês ressaltou que a apresentação das crianças deu mais alegria para o final de ano. “Natal é felicidade, já que é o Nascimento de Jesus. Temos que aproveitar casa segundo desta data tão especial”.

Na sexta, após apresentação do coro infantil nas janelas, que durou cerca de 40 minutos, diversos corais se uniram, com velas nas mãos, e deram o tom à “Serenata de Natal”, saindo do Prada sentido à Catedral Nossa Senhora das Dores. Pessoas nos prédios, casas e lojas, aplaudiam enquanto coralistas caminhavam cantando o amor do Natal, celebrando uma data tão importante aos cristãos. À frente de centenas de vozes, Rosivaldo Mena Peres tocava, ao vivo, seu teclado. “É muito emocionante ver as pessoas aceitando uma ideia tão inovadora, que resgata o verdadeiro sentido do Natal”, disse Peres. A “Serenata” foi idealizada pelo secretário da Cultura, José Farid Zaine. Enquanto vereador, Farid também viu aprovada a Lei 4.618/10, de sua autoria, que defende a permanência da “Serenata” e do “Natal” no calendário oficial da cidade.


“Noite Feliz”, “Jingle Bells”, “Anoiteceu”, “Bom Natal”, “Bate o Sino” e “Então é Natal”, músicas já tradicionais nesta época do ano, ganharam vida e estilo diferentes ao serem interpretadas por crianças, adolescentes, jovens e adultos. Afinal, pouco importa qual é a idade. O melhor, sempre, é poder celebrar a vida e entender que, independente das tristezas, mágoas ou frustrações, sempre é possível recomeçar e, assim, nada melhor do que o Natal para provocar isso.

Imagens dos eventos. Créditos – Wagner Morente.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
* Colaborou Luane Tenório
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário