segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sinfonia No. 8 de Beethoven e músicas de Natal encerram Temporada 2011 da Orquestra Sinfônica de Limeira

Última apresentação oficial em 2011 contará com participação especial do Coro da Osli

Para fechar com grande estilo a Temporada 2011, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta o último concerto oficial deste ano com uma das obras mais reconhecidas do universo clássico e erudito musical. Trata-se da Sinfonia No. 8 do compositor alemão e pianista Ludwig Van Beethoven. O concerto ocorre na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 20h30, no Teatro Vitória. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.


Obra musical considerada de grande complexidade, a Sinfonia No. 8 foi escrita em outubro de 1812, em pouco mais de um mês, pouco tempo depois de Beethoven ter concluído a sétima sinfonia. Como inspiração, o compositor recorreu a um balneário perto de Viena para dar início às primeiras melodias de sua obra.


A peça foi apresentada pela primeira vez somente após dois anos de ser finalizada. Ela foi abandonada por muito tempo pelo próprio compositor que a chamava de “sua pequena sinfonia”. “No entanto, dentro das suas composições, ela é uma das mais importantes obras, por seu requinte, instrumentação, e demonstração de maturidade”, considera o maestro da Osli, Rodrigo Müller.


Outra presença especial para o concerto é a participação do Coro da Osli, que entoará juntamente com a orquestra músicas natalinas, como “White Christmas”, “The First Noel”, “Christmas Festival”, além da trilha sonora do filme “O Príncipe do Egito”, que durante o programa de Música de Cinema apresentado na temporada passada, foi aplaudida de pé pelo público nos dois dias de apresentação no Teatro Vitória.


Projeto desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Limeira desde 2009, o Coro da Osli tem participado em importantes concertos da temporada, como no de MPB, Cinema e Natal, no ano passado, e mais recentemente no de Video Game Music, em 2011. Formado por cantores de Limeira, o Coro da Osli conta atualmente com aproximadamente 50 componentes com idades entre 14 e 60 anos. A regência é de Diego S. Lago.


Os ingressos do concerto podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo.


Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da Faurecia, CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas, Maestoso Arranjos Musicais e AZ Design.


Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário