sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sinfônica de Limeira fará lançamento nacional de música escrita para quarteto de saxofones e orquestra


Peça escrita por renomado compositor brasileiro terá sua primeira execução no Brasil na próxima semana, tendo como convidados o grupo “Saxofonia”

Sempre valorizando a música brasileira, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) terá a responsabilidade de fazer a primeira execução no Brasil de uma peça escrita para um quarteto de saxofones e orquestra. O lançamento da música, escrita pelo compositor Liduíno Pitombeira, será interpretada pelo grupo “Saxofonia”, de São Paulo, a qual a peça foi dedicada. A apresentação inédita na cidade e no país ocorre na próxima quinta-feira, dia 5 de julho, às 20h30, no Teatro Vitória.


Essa é a primeira obra escrita no Brasil para quarteto de saxofones e orquestra. De acordo com o maestro Rodrigo Müller, essa será a primeira vez que o compositor ouvirá sua criação na prática, com a execução dos instrumentos. “Até então ele só estava ouvindo sua obra por meio de recursos de áudio do computador. Por isso, tamanha ansiedade e satisfação”, comenta o maestro.

Formado em 1990 durante o Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão, o quarteto “Saxofonia” fará sua primeira apresentação em Limeira. Exclusivamente composto pela família dos saxofones, como o sax soprano, sax alto, sax tenor e sax barítono, o grupo já conquistou vários prêmios em concursos de música de câmara.

A afinidade e experiência musical de seus integrantes, sobretudo no campo da música de concerto, são reforçadas por eles pertencerem, desde 1989, ao naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, além de participarem como convidados em gravações, turnês internacionais e concertos das principais orquestras sinfônicas do país, destacando a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).


Além do concerto para saxofones e orquestra, o repertório do quinto concerto da Temporada 2012 continuará sua homenagem à música latina, tocando peças de grandes compositores, como Camargo Guarnieri, com a “Suite Villa Rica” e “Dansa Brasileira”, seguido de A. Piazzola, em “Introduccion y Muerte del Angel”, além de O.L. Fernandez com “Batuque” e pra encerrar, a frenética e dançante “Danza Final (Malambo), do compositor argentino Alberto Ginastera. “Um programa cheio de surpresas e de música de alta qualidade, com o ritmos que desvendam o folclore e a cultura latino-americana”, define Müller.


Os ingressos para a apresentação poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações por email (oslimeira@yahoo.com.br) ou pelo telefone 3451-2750.

Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, AZ Design Independente, Musical Brasil Instrumentos, Virtú Produções Culturais e Artisticas e Foz do Brasil.

NOTA: Segue em anexo fotos do quarteto de saxofones, da orquestra e o cartaz do concerto. Crédito: Divulgação. 

Felipe Furlanetti – Assessor de Comunicação
Orquestra Sinfônica de Limeira

(19) 9283-2114 / 3451-2750
www.sinfonicadelimeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário