sexta-feira, 19 de novembro de 2010

5° “FestiAfro” começa neste sábado no Teatro Vitória; entrada é gratuita

Tem início neste sábado, 20 de novembro às 19h30, a quinta edição do FestiAfro (Festival Nacional de MPB com Temática Afro), no Teatro Vitória. O evento é destinado a abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, para desenvolvimento de temas relativos à cultura afro-brasileira. A iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, integra a programação do Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica) para festejar o mês da Consciência Negra.

Foram selecionadas 18 composições; sendo 10 de artistas de todo o Brasil e oito de artistas limeirenses. A premiação atinge R$ 10 mil e troféus para os melhores classificados na categoria Nacional e Limeira. Já o corpo de jurados será composto por três membros, dentre músicos, jornalistas, literatos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e a cultura em geral. Uma das novidades desta edição é a ajuda de custo oferecida para artistas de Limeira, o que já existia para participantes de outros municípios.

Neste sábado, os jurados escolherão oito músicas para a grande final, que ocorre no domingo, 21 de novembro, às 19h30 no Teatro Vitória. A entrada para os dois dias do festival é gratuita. “Criei o FestiAfro com a intenção de celebrar a história de um povo que sofreu, foi marginalizado e escravizado, mas lutou pela liberdade, contra a discriminação e o preconceito, e foi fundamental para a formação do povo brasileiro e de sua cultura”, conta o vereador Farid Zaine, idealizador do projeto, que teve início em 2005.

"As letras das músicas escolhidas pregam uma sociedade mais justa. Também fiquei contente com o nível das composições de Limeira, tanto que ampliamos o número de classificadas da cidade", disse o secretário da Cultura, Adalberto Mansur. O evento contará ainda com show de encerramento do Coral Municipal Afro-Thulany, da Secretaria Municipal da Cultura, no sábado; e da cantora Ruthe Glória, vencedora do 9° “Canta Limeira”, no domingo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica) – (19) 3453.9009 – ou pelo e-mail festiafrolimeira2010@hotmail.com. As 18 múicas classificadas podem ser vitas no link - http://culturalimeira.blogspot.com/2010/11/cultura-classifica-18-musicas-para-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário