terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gaúcho e Simone Carvalho vencem FestiAfro



“Coplas para quem partiu”, de Thiago Souza, foi o vencedor da quinta edição do FestiAafro (Festival Nacional de MPB com temática Afro). Thiago é de Vera Cruz, estado do Rio Grande do Sul. O primeiro lugar de Limeira coube a Simone Carvalho, que também obteve a segunda colocação nacional.

O festival foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro no Teatro Vitória, e abriu espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, para desenvolvimento de temas relativos à cultura afro-brasileira. Um bom público compareceu ao evento, que teve a entrada gratuita como uma das novidades. Outra inovação foi o pagamento de ajuda de custo para os grupos do município.

A Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura e Departamento de Cultura Afro-descendente e Integração Étnica (Decadie) organizaram o festival, que constou da programação do município para festejar o mês da Consciência Negra.

No dia 20, a abertura teve a presença do prefeito Silvio Félix, do secretário da Cultura, Adalberto Mansur, do diretor do Decadie, Galdino Clemente, e do vereador e idealizador do projeto, vereador Farid Zaine. Também prestigiaram o evento os vereadores Silvio Brito e Ronei Martins e o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo.

Silvio Félix destacou a qualidade dos festivais de música. “Cabe ao Poder Público garantir espaço para que as músicas sejam apresentadas ao público”, disse Silvio.
Já Farid destacou que o FestiAfro, em sua edição de 2010, “consolidou um espaço importante para músicos, compositores e intérpretes da MPB e se firmou como um dos mais expressivos eventos cujo tema é a cultura afro-brasileira. Além disso, a evolução da música popular em Limeira, através dos músicos da cidade, fica cada vez mais evidente”.

Galdino Clemente apontou o apoio da prefeitura e da população para as iniciativas do Decadie, em favor do combate ao racismo e da integração étnica na cidade.

Para o secretário Adalberto Mansur, a produção de Limeira foi o destaque. “Tanto que ampliamos o número de músicas da cidade na semifinal do dia 20”, afirmou. Seriam 16 classificadas, sendo 10 de outras localidades e seis de Limeira, mas passaram a ser 18 – oito delas de Limeira.

A situação se confirmou com a decisão do corpo de jurados de também ampliar a final. Seriam oito músicas, com três da cidade. O júri, formado pelo músico Manoel Tchembo e pelos professores Aparecido Siqueira Dias e Marcela Maria Patriarca Mineo, optou por elevar para cinco os finalistas de Limeira, mantendo o número nacional.

O anúncio dos ganhadores na noite do dia 21 ocorreu depois do show de Ruthe Glória, outro momento elogiado pelo público. Na noite anterior, o coral afro Thulany, da Secretaria da Cultura, também ganhou aplausos pelo show. Confira a seguir os premiados no FestiAfro.

Premiação do 5º FestiAfro
Melhor letra: De Volta ao Lagamar – Marcelo Lavrador / São Paulo
Melhor arranjo: Coplas Para Quem Partiu – Thiago Souza / Vera Cruz – RS
3º Lugar de Limeira: Olho Por Olho - Elton Fontanin
5º Lugar Nacional e 2º de Limeira: Porta do Nunca Mais – Toc Percussivo
4º Lugar Nacional: Anda Negro – Thiago Augusto e Zeca Barreto / São Paulo
3º Lugar Nacional: Ode à Escravidão – Beto Santos / São Paulo
2º Lugar Nacional e 1º Lugar de Limeira: Pelo Mundo – Simone Carvalho
1º Lugar Nacional: Coplas Para Quem Partiu – Thiago Souza / Vera Cruz – RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário