sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Parceria com SESC amplia cultura na cidade


A parceria da Prefeitura de Limeira com órgãos de várias áreas está ampliando as ações culturais no município. A ampliação resulta dos contatos que são realizados em várias instâncias pela Secretaria da Cultura. O resultado beneficia a população e os artistas, por meio da realização de eventos e trabalhos de qualificação na área.

Um exemplo disso ocorreu no dia 30 de outubro, quando a cidade recebeu o Circuito SESC de Artes. Foram 8 horas de atividades culturais gratuitas no palco do Parque Cidade. O SESC foi o realizador, e o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio) e a prefeitura apoiaram a iniciativa.

Durante o evento, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e o diretor das Escolas de Cultura e Artes da secretaria, Juraci Rodrigues Soares Requena, foram recebidos por José Roberto Ramos, gerente da Unidade SESC, de Piracicaba. Rogério Delmonde, presidente do Sicomércio, também compareceu.

Cerca de 800 pessoas passaram pelo local. A chuva horas antes do circuito afetou a presença das pessoas na etapa inicial. Porém, quando do show do cantor Paulinho Moska, no início da noite, já era grande o número de participantes.

Somente 88 cidades no país receberam o circuito. Adalberto Mansur destacou: “Temos dialogado com nossos parceiros buscando novidades culturais para Limeira. Dessa forma, ampliamos as atrações para o público e apresentamos ao artista ações inovadoras que possam contribuir com a produção local”.

O SESC e o Sicomércio se inserem nessas ações. Limeira terá, em breve, uma unidade do SESC, que será construída em área cedida pela prefeitura. Nesses avanços, o secretário destacou o trabalho do Sicomércio, consultado para que possa ampliar o contato do empresariado com a área cultural do município.

No circuito, houve momentos de participação popular, um dos objetivos da proposta. No Sarau do Binho, as pessoas foram convidadas a declamar poesias que conheçam. Houve a confecção de pipas que podem ser empinadas à noite, pois tinham leds (dispositivos eletrônicos com luzes). O grupo Imbuaça, de Sergipe, trouxe a literatura de cordel em forma de teatro de rua, fazendo distribuição de rosas ao público no final da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário