quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Abertura do mês da Consciência Negra reúne dança, música, teatro e exposição



Grupo de capoeira "Elite Cultura"



Cia. de Teatro “Crer... ser... Thulany”

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realizou nesta quarta-feira, 03 de novembro, a abertura do mês da Consciência Negra, com o evento “O que é Consciência Negra para Você?”, organizado pelo Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica). A exposição itinerante teve início na EMEIEF “Deputado Laércio Corte”, no Jardim Vista Alegre, onde fica até dia 08 de novembro.

A Cia. de Teatro “Crer... ser... Thulany”, o grupo de capoeira “Elite Cultura” e o grupo de dança “Raça Cor”, da Pastoral Afro da Igreja Nossa Senhora de Lurdes, participaram do evento. Com vocal de Cleusa dos Santos, os grupos executaram a canção “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes, que envolve a temática de conscientização.

Alunos da EMEIEF “Deputado Laércio Corte"

Cerca de 200 crianças do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental prestigiaram o evento. Na oportunidade, os alunos da equipe de Handebol da escola foram homenageados pelo 3° lugar nos Jogos Escolares de Limeira, campeonato realizado no último mês pela Secretaria de Esportes.

José Galdino Clemente, diretor do Decadie, coordenou as apresentações ao lado de Walmir Alves Pereira, diretor da escola, que parabenizou a iniciativa. “O projeto é um fator positivo na erradicação dos preconceitos, e cumpre o objetivo da escola de promover a integração de todas as etnias entre os alunos”, diz Walmir.

Representando o prefeito Silvio Félix, o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, destacou que a exposição dos trabalhos será itinerante, indo a outras escolas do município. “Será o momento de discutirmos a integração étnica mais intensamente, ao lado de iniciativas diárias que combatam qualquer tipo de discriminação”, disse Mansur.

O evento passará também por escolas do Parque Abílio Pedro, Jardim Aeroporto e Novo Horizonte até o dia 30 de novembro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3453.9009.

Cleusa dos Santos, do Coral Afro-Thulany, e grupo de dança “Raça Cor”, da Pastoral Afro da Igreja Nossa Senhora de Lurdes; ao som de "Canto das Três Raças"

Nenhum comentário:

Postar um comentário