sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Seminário nacional sobre atividade circense destaca Limeira

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, foi um dos convidados do seminário “Circo, políticas públicas e economia criativa”, realizado na última quinta-feira, dia 25 de novembro, em São Paulo. A experiência de Limeira como sede do Festival Paulista de Circo, durante 3 anos, ganhou destaque na programação, realizada no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Representantes de pelo menos sete estados estavam presentes. Além de Mansur, compareceram os diretores da secretaria municipal Juraci Rodrigues Soares Requena e Fábio Pentagrama; e a assessora Daniele Garbuyo da Silva. Integrantes do grupo “Cirurgiões da Alegria”, de Limeira, também prestigiaram o seminário, organizado pela Cooperativa Brasileira de Circo.

O festival em Limeira ganhou força no painel sobre políticas públicas. “Limeira tem sido uma parceira das mais efetivas”, contou André Sturm, da Secretaria de Estado da Cultura, que organiza o evento, ao lado da Prefeitura de Limeira. Um vídeo sobre o festival foi apresentado.

Mansur reafirmou a parceria. “As parcerias entre as várias esferas de poder se mostram fundamentais. Sempre que somos contatados, respondemos prontamente no sentido não apenas de capacitar os artistas, como proporcionar atrações para o público”, afirmou o secretário de Limeira.

A mesma linha foi defendida por Paulo Rodrigues, chefe de gabinete da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo. “Apoiamos a capacitação dos artistas, a formação de público e a ampliação dos espaços para as várias formas de manifestação cultural, dentre elas, o circo”, declarou.

Ao final do evento, Mansur e Rodrigues conversaram. Limeira foi colocada à disposição da secretaria paulistana. Já Rodrigues convidou o secretário limeirense a visitar os projetos na Capital. “As realidades são diferentes, mas a troca de experiências se mostra positiva”, afirmou Mansur.

O secretário de Limeira também conversou com Hugo Posolo, mediador do painel. Diretor-artístico do festival paulista, Posolo se disse feliz com a disposição do município em apoiar o circo. “Houve uma sintonia de Limeira com o festival”, disse Posolo. Outro contato foi com Marcos Teixeira, dirigente da Funarte.

A presença de Limeira no seminário foi uma sugestão de Bel Toledo, presidente da Cooperativa Paulista de Circo. No período da tarde, a economia criativa no segmento cultural foi alvo dos debates. Fruto do seminário, um documento com as necessidades do circo no Brasil será divulgado em breve.

As inscrições para o Festival Paulista de Circo de 2011 vão até dia 30 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário