sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bibliotecas Municipais divulgam critérios para a doação de livros

As Bibliotecas Municipais “Prof. João de Sousa Ferraz” e “Profª. Cecília Quadros” estão recebendo doações de livros. Segundo levantamento feito na última quinta-feira, 18 de novembro, as Bibliotecas contam com cerca de 31.800 livros, sendo 5.600 infantis. “Novas obras são sempre bem-vindas, mas há alguns critérios que devem ser avaliados quanto às doações”, explica Lígia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas. Lígia conta que as medidas de avaliação prévia do que pode ser doado são adotadas em todas as Bibliotecas Públicas do mundo, e visam ao melhor desenvolvimento do acervo, que deve contemplar o que é de interesse dos usuários e da comunidade.

Atualmente, por estar em local provisório, não há espaço suficiente para um crescimento significativo do acervo, do qual 20% está guardado e preservado. Sendo assim, faz-se necessário direcionar as doações recebidas, que poderão ser incorporadas ao acervo ou eventualmente encaminhadas a outras bibliotecas por meio de permuta e repassadas a bibliotecas comunitárias, escolares, entidades educacionais e culturais. Todo o material passa por avaliação prévia de acordo com os critérios pré-estabelecidos pela direção.

As condições de materiais de interesse ao acervo são: bom estado de conservação e paginação completa, materiais atuais e de interesse informativo geral ou infantil, materiais de valor histórico-documental e sócio-cultural, obras raras (títulos publicados entre o século XVI e XX, edições limitadas, valor cultural, manuscritos, obras com a presença de autógrafo ou dedicatória de personalidade importante e conhecida, marcas de propriedade, títulos difíceis de encontrar), livros de literatura e obras publicadas ou relativas à cidade de Limeira ou de autoria limeirense.

Não são aceitas obras danificadas, faltando páginas, rasuradas, rabiscadas, com folhas soltas e/ou infectadas por fungos e insetos. Também não há interesse em obras com conteúdo ultrapassado (por exemplo, livros de direito que abordam leis que não existem mais); livros didáticos publicados há mais de cinco anos, enciclopédias anteriores ao ano 2000; apostilas e dicionários anteriores a 2009; cópias reprográficas; livros do professor com resposta de exercícios.

As Bibliotecas Municipais ficam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro – Limeira/SP. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19)3442.6539 ou pelos e-mails bibliotecadelimeira@gmail.com e biblioteca@limeira.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário