quinta-feira, 8 de julho de 2010

Banca de troca de livros começa e faz sorteio

Livros que serão sorteados neste domingo na "Banca de Troca de Livros e Gibis"

A Secretaria da Cultura de Limeira, por meio das Bibliotecas Municipal “Prof. João de Sousa Ferraz” e Infantil “Cecília Quadros”, iniciará o projeto “Banca da Troca de Livros”. A proposta é que as pessoas possam trocar livros e gibis de forma gratuita, estimulando a prática da leitura, democratizando o acesso ao livro e proporcionando intercâmbio e encontro de leitores.

Para isso, uma promoção será realizada pelas bibliotecas. Livros serão sorteados, numa parceria com a livraria Catedral.

A primeira edição da banca, que é itinerante, será realizada neste domingo, 11 de julho, das 9 às 13h. A banca funcionará na Praça Toledo Barros, dentro do evento “Domingo de Relíquias”, da Secretaria de Turismo e Eventos. A banca também estará no projeto “Férias no Parque”, que será realizada pela Secretaria da Cultura no dia 18 de julho, no Parque Cidade, das 9h às 17h.

Lígia Consuelo Araújo, coordenadora das bibliotecas, explicou que a banca não receberá livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas e encadernações em espiral. Exemplares ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados ou sujos também não serão aceitos.

Pela regra, um livro poderá ser trocado por outro. Porém, pode envolver diferentes produtos. “Com três gibis, por exemplo, a pessoa pode escolher um livro”, disse Lígia. Duas publicações infantis dão direito a um livro. Ainda serão aceitas doações para o acervo da banca ou das bibliotecas.

Para motivar os leitores, será feita uma promoção com quatro prêmios. Haverá o sorteio de um exemplar de “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, uma História de Eclipse”. O livro de Stephenie Meyer consta há várias semanas na lista dos mais vendidos. Outro sorteado ganhará um exemplar de “O Zahir”, de Paulo Coelho. Um terceiro sorteado levará um exemplar de “Recordações de Infância de Carlota Schmidit no Ibicaba”, organizado por José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco, e por Paulo Masutti Levy e Rommel Siqueira Campos Cantalice. O outro é “Literatura da Unicamp: resumos, análises das obras e quadros cronológicos”, de José Luiz Amzalak.

Para participar do sorteio, as pessoas deverão comparecer na banca do dia 11, na Praça Toledo Barros, ou no dia 18, no Parque Cidade, e preencher um cupom com dados pessoais, além de responder a pergunta: “qual o endereço atual das bibliotecas Municipal e Infantil?”. Se a pessoa participar da banca de troca de livros ou for possuidora de cartão das bibliotecas, terá direito a dois cupons, de forma não-cumulativa.

O sorteio entre os acertadores da resposta será realizado no dia 18 de julho, no final da tarde, na banca montada durante o “Férias no Parque”, no Parque Cidade.

Secretário da Cultura, Adalberto Mansur informou que a iniciativa segue a proposta do evento “Cidade da Leitura”, realizado em 2009 pela prefeitura no Parque Cidade, a partir de uma idéia do prefeito Silvio Félix, que é autor de dois livros. A proposta inclui a construção de uma biblioteca de grande porte no mesmo parque. “São formas de incentivo à leitura e à cultura”, disse Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário